sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIA DO FLAMENGUISTA: PARABENS NAÇAO RUBRO NEGRA.

Dia do FLAMENGUISTA: 28 de outubro Dia de São Judas Tadeu





Dia do Flamenguista




Hoje é dia de São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo. Hoje é também celebrada a primeira edição do DIA DO FLAMENGUISTA. Parabéns a todos os torcedores rubro-negros!




Hoje, 28 de outubro, é dia de São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo. Hoje é também celebrada a primeira edição do DIA DO FLAMENGUISTA. Parabéns a todos os torcedores rubro-negros!
Uma pesquisa CNT/Sensus, mostrou que o Flamengo é o time de futebol com maior torcida do País. O clube da Gávea lidera o ranking com 14,4% dos torcedores do Brasil.


O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, sancionou no dia 17 de outubro o Dia do Flamenguista. A data dedicada à torcida rubro-negra será comemorada no dia 28 de outubro, mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu.

São Judas Tadeu, Santo das causas impossíveis e dos desesperados

Apesar dos poucos registros sobre a vida de São Judas Tadeu, cujo dia é celebrado nesta terça-feira (28), a devoção popular fez dele o santo das causas impossíveis. Natural de Caná da Galiléia, na Palestina, São Judas era primo de Jesus Cristo e foi escolhido um de seus 12 apóstolos. Conhecido pela dedicação na pregação do evangelho, o santo foi morto como mártir, segundo a Igreja Católica, a machadadas.




video

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Acredita em anjos?


tem uma musica da Banda Eva, que eu acho linda: ANJO. vou interpreta-la.

Acredita em anjo (sim acredito)
Pois é, sou o seu (nunca duvidei)
Soube que anda triste
(ando mesmo)
Que sente falta de alguém (into muita falta) 
Que não quer amar ninguém (tenho medo)
Por isso estou aqui
(no meu pensamento)
Vim cuidar de você
(e por que nao vem?)
Te proteger, te fazer sorrir
(voce fez)
Te entender, te ouvir
(nos ouvimos)
E quando tiver cansada
(estou muito)
Cantar pra você dormir
(e foi lindo)
Te colocar sobre as minhas asas
(eu vou)
Te apresentar as estrelas do meu céu
(eu queria conhecer todas e ser uma delas)
Passar em Saturno e roubar o seu mais lindo anel
(basta o mais simples)
Vou secar qualquer lágrima
(secou)
Que ousar cair
(e ainda cai)
Vou desviar todo mal do seu pensamento
(desviou, me protegendo sempre)
Vou estar contigo a todo momento
(quando?)
Sem que você me veja
(mas quero ver, sentir)
Vou fazer tudo que você deseja (só desejo voce)
Mas, de repente você me beija
(tudo que eu poderia fazer)
O coração dispara (dois)
E a consciência sente dor
(por se apaixonar?)
E eu descubro que além de anjo
(nao descubra tao tarde)
Eu posso ser seu amor.
(e esta longe de mim)
Certas pessoas , aliás dizem que todas as pessoas, entram na vida da gente com uma razão, uma estação ou uma vida inteira. Por uma razão se for para suprir uma necessidade que voce tem, por uma estação é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender e por uma vida inteira te ensinam lições para toda a vida: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e tudo mais. Também dizem que é por acaso que as pessoas entram na vida da gente, mas nao é por acaso que permanecem. Enfim, hoje estou totalmente clichê. Desculpe, Sr. Niguém, mas eu precisava aflorar minha sensibilidade e romantismo nesse momento. Se eu me descreve-se numa roupa, estaria vestindo um lindo vestido justo no busto apertado na cintura por uma faixa cm um laço que deixaria todo solto o resto do vestido ate abaixo dos meus joelhos. ele seria sem mangas, apenas preso ao meu busto e justo a minha cintura de 57 cm, com todo seu esvoaçar, e seria azul claro com verde, com brincos em forma de coração e um colar idem junto ao colo, bronzeado que é minha pele, um colar prata, se destacando da minha pele morena, e meus cabelos soltos , bem soltos e lisos como são deixando que o vento os bagunçasse e minha vontade é pular numa enorme cama elástica ate que cansasse e vestiria minhas sandalhinhas brancas, com minhas pulseiras barulhentas, que anunciam minha chegada. chegada com muitas flores, todos os tipos de flores para que eu pudesse deitar em cima de cada pétala, misturar meu cheiro ao seu, olhar refletindo o verde claro dos meus olhos em um intenso raio de sol para quem sabe, encontrar nele, meu anjo. Eu acredito em anjos, mas o meu talvez nao acredite em mim...

Mas eu tenho certeza de uma coisa, e esse sentimento se resume nesta música:


I just want you close
Where you can stay forever
You can be sure
That it will only get better
You and me together
Through the days and nights
I don't worry 'cause
Everything's gonna be allright
People keep talking
They can say what they like
But all I know is
Everything's gonna be allright
No one, no one, no one
Can get in the way of what I'm feeling
No one, no one, no one
Can get in the way of what I feel
For you, you, you
Can get in the way of what I feel for you
When the rain is pouring down
And my heart is hurting
You will always be around
This I know for certain
You and me together
Through the days and nights
I don't worry 'cause
Everything's gonna be alright
People keep talking
They can say what they like
But all I know is
Everything's gonna be alright
No one, no one, no one
Can get in the way of what I'm feeling
No one, no one, no one
Can get in the way of what I feel
For you, you, you
Can get in the way of what I feel
I know, some people search the world
To find something like what we have
I know, people will try
Try to divide something so real
So 'till the end of time
I'm telling you
That no one
No one, no one
Can get in the way of what I'm feeling
No one, no one, no one
Can get in the way of what I feel for you
NO ONE - ALICIA KEYS

Algumas pessoas ja me contaram que anjos existem, eu nunca duvidei, mas agora tenho certeza!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"QUANDO SE É FELIZ NA IGNORÂNCIA, É LOUCURA QUERER TORNAR-SE SÁBIO."

quinta-feira, 19 de junho de 2008


"QUANDO SE É FELIZ NA IGNORÂNCIA, É LOUCURA QUERER TORNAR-SE SÁBIO."

Essa frase não sai da minha cabeça desde sabado. Eu estava sozinha, quietinha, no medico, sem muito o que pensar (Seu Ninguém, o senhor já ficou assim? sem nada pra pensar?), e na verdade, o que eu tinha eram vários problemas pra resolver, mas nenhuma futilidade pra pensar. Então eu li essa frase num dos meus escritos, de um outro dia qualquer...

Nussa! Como me fez refletir. De repente eu tinha um brainstorm como dizemos na Administração. Uma tempestade de idéias. Eu seria bem mais feliz se não soubesse tanto sobre psiquiatria, medicina e psicologia. Ou se não entendesse muito de farmacologia. Ou se fosse totalmente leiga sobre meus direitos. Eu evitaria tantos desentendimento, tantos desgastes, tantas brigas... Eu queria ser um pouquinho burra as vezes. tipo, ser mais ignorante sobre as coisas que não são da minha conta. Não tenho CRM! Nunca quis fazer Direito. Alias, sempre fiz tudo errado. se quiser me consertar, fique avon...

Mas eu tenho um cerebro muito louco... Palloma ja me dizia: voce é louca porque voce é um genio. Todos os genios da história eram loucos, pode pesquisar.... E ela tem razão. Todos eram loucos e tinham um humor fechado, introvertido, agressivo, quando se tratava de seus estudos.

Bom, ta certo, Palloma, eu aceito sua afirmação. Mas poxa, sabia que pensar cansa? Meu cérebro não para de raciocinar um minuto, e quando para, entra em curto. se eu fico sem conseguir me concentrar, se nao ocorre bem as sinapses no meu cérebro, imediatamente, eu recebo uma ordem violenta do meu organismo reagindo para a depressão. É assustador, é dramático, é exagerado...mas simplesmente estou descrevendo o que acontece. E sabe, para uma Espírita não é nada legal acontecer esse tipo de coisa, não mesmo.

Daí eu nessas horas queria ser menos eu, e mais humana. porque as vezes me sinto só cérebro. sem coração, sem corpo fisico, sem alma. Tambem não é tão ruim ser sem coraçao e corpo fisico (humor negrissimo). seria a junção do homem de lata, com Dorothy! la, la ,la ...Over the Rainbow... ahn, SENTA LA FERNANDA! eu sou mais emoçao que razao. meu QI é inversamente proporcional ao meu QE.

Owu, Palloma, os genios tinham amores conturbados ou um grande amor, ou pelo menos amavam com o coraçao nao com o cerebro? quem ama com o cerebro são os homens. Eles usam mais a parte direita do que as mulheres, tomadas pela parte esquerda. voces sabiam, que dai vem a historia de amar com o coraçao que fica no lado esquerdo do peito... como cantou... sei la. nem to mais pensando. sera que estou amando?as FDP das minhas amigas diriam: A MANDO DO CAPETA!
 
queria amar menos, pensar menos, me apegar menos, sonhar menos, viver mais! Palloma, os genios morriam cedo, ou velhos? ó, mesmo com esses medicos falando merda da minha saude, eu só preciso de alguem que cuide de mim e de vez em quando! PQP, 3 anos e meio depois desse post original e eu continuo teimando em querer ir alem do que eu posso. Ah... preciso de alguns momentos de felicidade (nao existe felicidade eterna, mas eu me considero feliz!), eu preciso de uns dias fora do meu mundo. uma viagem pra um lugar que eu nao conheço, fazer caminhadas, quem sabe uma corrida, se tivesse mar seria perfeito. ah e uma boa compania, que me lembre de comer muita porcaria, chocolate e coca a cada hora, tomasse todas com muitas risadas, e sem esquecer de beber agua entre dois copos. queria mesmo "Over the Rainbow"!
 
SEMPRE ME DISSERAM QUE EU ERA LOUCA, MAS EU NUNCA DUVIDEI!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dessa vez me contaram sim!

domingo, 20 de abril de 2008




Tem uma coisa que nunca tinham contado pra mim (eu nem sei se duvidava). Mas entre muitas descobertas que se faz quando frequentamos uma terapia, e temos um bom psicologo, esses "magicos conselheiros e interpretadores de cada paciente" nos mostram verdades, que estavam escritas em linhas tortas. e muito na nossa cara, talvez por isso nao enxergamos.(nem sonhava em ser psicologa nesse tempo)

Então eu escutei no fim de uma sessão meu psicologo dizer: -VOCE É UMA PESSOA QUE TEM MUITOS VALORES, NÉ FERNANDA? VOCE TEM VALORES MUITO FORTES. ISSO É RARO.

bem, eu nunca pensei nos meus valores e se eles valiam alguma coisa. Na verdade, desde criança, acho que a coisa que mais escutei na vida foi justamente o oposto disso. Então parei pra pensar: eu tenho meus valores. Eu tenho. E são bem fortes sim, talvez por isso o gênio dificil e a cabeça dura que me estigmatizam por todo sempre.

Já tinha ouvido minha psiquiatra, Dra Jacqueline. Ela uma vez passou seus 50 minutos de consulta me explicando que eu tenho uma fidelidade canina. Sou muito fiel aos que amo, e não permito-me falhar ou que falhem comigo. Eu espero sempre dos outros que sejam tão fiéis como eu sou. E não são. Isso era tão forte que se tornou um defeito na minha personalidade.

Meus amigos de faculdade me vêem como um exemplo de vida. Uma pessoa que luta demais para viver dia após dia, e sorrir, e reclamar por todos para que nossa turma seja a melhor, e brigar com tutores, e ser tosca, e escrever divinamente a cada resposta pedida.

Minhas amigas de recife, amigos de infancia, também falavam pra mim o tempo todo, o quanto eu sou especial. Era sempre a mais disposta, a mais fiel, a mais carinhosa, a mais sincera.

Não posso esquecer que o unico homem que eu amei (IGNORA, FOI NA EPOCA), dizia sempre: voce é a mulher mais admiravel do mundo. inteligente, linda, simpatica e bem humorada. voce é uma mulher que eu admiro demais. Bem hoje eu já não o amo mais, porém sua sinceridade brusca, e franqueza que varias vezes me machucava, me fizeram ver uma Fernanda, que é a melhor companheira, amiga, namorada e esposa que podia ter. (valeu, difunto! dia 2 de novembro acendo uma vela pra tu)

Hoje já nao sou tão bela, ja não sou tão simpatica e talvez meu humor tenha sido refinado. Mas continuo tentando ser cada dia mais inteligente. e honesta, como minhas amigas que conviveram 10,15,20 anos, comigo e totalmente com as que acabo de conhecer.

Nasci pra ter uma familia. pra cuidar de uma familia. Do meu marido e dos meus filhos, e dos sobrinhos e amigos de meus filhos. Eu nasci com um pensamento de que o homem, ao ser meu companheiro, merece de mim o melhor. não brigas, ciumes, ou intransigência. O meu companheiro tem que ter vida própria para poder me acrescentar algo. Um casal deve ser sempre uma soma, nunca uma divisão.
Porque eu tenho vida propria. Eu vou toda quarta de noite na comunhao pra reuniao de mediuns. entao, ele tambem poderia ter um dia de noite pra jogar com os amigos, por exemplo. Eu tenho uma vez por mes, um compromisso com nossa equipe de voluntarios. Claro que eu ia amar se ele fosse, e compartilhasse comigo e brincasse com as crianças. mas se ele nao quer ir, problema dele, só nao ache ruim só ter homens solteiros, e um noivo, que sempre vai com a noiva. Eu  vou sempre passar o natal em recife na minha casa. e ano novo, passamos onde ele quiser. mas se vier com essa de: vai sozinha... vou e volto solteira. porra, é meu companheiro ou nao é? relacionamentos, exigem sacrificios, que nao sao sacrificios quando a gente ama. a gente apenas, cede!
Quero um namorado, que tenha objetivos, que me ajude a alcançar os meus, que chegue ao auge da sua capacidade profissional, que tenha amigos, jogue futebol, toque numa banda, e viva tudo intensamente. Que não se separe da sua familia, mas que me faça ser parte dela. Que me conte coisas novas, e me faça rir. e não se importe pela minha molecagem. Que não me trate como uma doente. Mas que cuide de mim. E que beba comigo( hoje em dia nao precisa nao, por causa da lei seca. eu bebo, ele nao precisa beber nã..), e dance comigo e corra comigo, e jogue mimica comigo (e por favor, nao me faça passar vergonha jogando dominó, que eu fui bi-campea no torneio da UFPE no bar da kely. mas reprovada em tres materias...)
E que seja meu, dentro da minha casa e quando estiver comigo. Se me trair, faça bem feito. Eu nao quero saber. Eu nao quero imaginar. Eu nao vou chegar ao ponto de desconfiar...se isso acontecer, pra mim, é liquido e certo, e nem que André Luis apareça em espirito e luz, na reuniao dizendo que nao traiu, e finjo que nao ouvi! Pelo simples motivo que eu acho nao merecer isso. Merecer ser traida. Hoje em dia (nao em 2008 quando escrevi isto), eu hoje, nao sei qual seria minha reaçao, porque eu tenho certeza que se estiver com outras, é em mim que pensa, e no fim, é comigo que pode contar. (porque eu sou uma coraçao de gelatina, se fosse outra manda pegar a van).

É... isso nunca me contaram, quer dizer, contaram, mas EU SEMPRE DUVIDEI!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A pilula do DESamor

domingo, 11 de maio de 2008


tipo..boa noite? assim, eu me sinto num palco, com uma enorme plateia vazia... nenhuma viva alma... e isso é tao...bom. me traz uma paz, aquele: cri-cri-cri.
Então.. estive pensando, é de verdade pensando!, eu acredito que eu não quero mais ter filhos. Agora eu quero casar com alguém que já tenha filhos, ou nao tenha e ficamos só com o meu, e se for o caso adotamos um dia uma criança.
Ta bom...se ele quiser muitooo, eu tenho mais um!
E tambem estive pensando, um fator importante me levou a querer não querer mais amar, é que eu gosto de estar só! AH, TÁ! A quem eu tento enganar? eu sou uma romântica incorrigível. 
abre aspas: "meu coraçao tem mais quartos, que um puteiro! - Amor em tempos de coléra, GABRIEL GARCIA MARQUES". fecha aspas
Pessoas como eu, sofrem muito quando gostam. Nós deviamos ter comprimidos para bloquear as sinapses do hipotalamo. Sério. Não creio que nenhum cientista tenha inventado isso. Ele ficaria milionario. Acho que inventar a "pílula do amor" é sacanagem. Você obrigar alguém a gostar de você, então voce vai lá e coloca umas gotas de Amorol na bebida dela, então ela se apaixona. E se ela nao apaixonar por voce? quem garante que vai ser justamente voce? Agora, poderia existir uma pílula pra fazer um bloqueio na sinapses do hipotalamo. Então cessaria o sentimento do amor. Seria uma escolha. Assim como a religião, o aborto, ou o futebol. Voce não quer amar ninguém. pronto. Dai seu talamo desliga o hipotalamo e de quebra voce nao sente raiva, dor, mas tambem nao sente alegria. fica meio zumbi. mas é o preço que se paga para nao sofrer por amor. Meio clichê né? mas é muito ruim sofrer por amor. Isso é algo que realmente me assusta. Acho que quem ja tomou uma bezetacil, nunca mais quer tomar outra, é mais ou menos assim que funciona.
Deviamos ter o direito, liquido e certo, assegurado por Deus e pela constituição para deixar de gostar ou nunca gostar, assim como algumas pessoas optam por não ter filhos, ou  fazerem teatro.

Nunca me contaram que eu seria uma grande cientista, mas eu também, nunca duvidei!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tampando os buracos.

o governo realiza obras: tampem a buraqueira.


na estrada que eu ando, geralmente eu pulava os buracos que estao lá. uns, eu mesma cavei, outros, pessoas que passaram pelo meu caminho cavaram pra mim. Algumas vezes eu cai neles. Teve um bem profundo, que deu trabalho pra sair. mas, saí!
Desde janeiro, resolvi tampar a buraqueira. tava demais. nao dava pra caminhar...e fora que fica feio pra caramba...alguem cruzar seu caminho e encontrar um buracão no meio...po a pessoa nunca mais passa por perto...
mesmo minha estrada sendo torda, como disse o chato do querubim, eu tapei-os. sim...um por um, e continuo com a pá do lado sempre, pra ja começar a tampar se algum sinal de orificios aparecerem por aí... dai, decidi tambem que eu ia tirar as pedras do meio do caminho. eu quero minha estrada boa, tranquila, limpa... fui tirando pedra por pedra...e colocando-as em torno da estrada por que nao podemos simplesmente joga-las fora...e se cair no caminho de alguem? sim, porque as pedras nem sempre estavam lá desde o começo....as vezes alguma carroça passa perto e deixa cair uma pedra, as vezes sua estrada cruza com a de alguem que deixou um pedra por ali, entao é melhor deixar as pedras ao meu redor pra proteger meu caminho.... o problema é que existem pedras muito pesadas.... muito. e nós sentamos e esperamos que alguem venha nos ajudar a tira-la de lá. porque essas sao as pedras maiores, que até impedem a passagem.
só que cavar, é um exercicio braçal que dá muito musculo sabia???? eu como eu cavei demais, puxa, como eu cavei....eu to tao forte, que nem as pedras mais pesadas eu to deixando passar, ou dependendo de alguem pra tirar de lá.

minha estrada torta, esta mais bonita. limpa. clara. e adivinhem? eu tenho certeza que uma hora eu vou cruzar no caminho de algum jardineiro. e vou lhe pedir que me de de algumas flores para plantar em volta meu jardim...

sim, claro...nem tudo sao flores... assim, do lado de fora do trajeto, as vezes nós temos que abrir umas covas pra enterrar um defunto. eu, voltei desde da primeira cova, fiz pra cada um um lindo jazido e plantei uma flor ao inves de uma cruz. afinal, mortos nao ressuscitam, mas algumas mortes foram muito violentas, e acreditem...encontrei até corpos em decomposição, argh!!! acho que por isso as vezes sentia um cheiro ruim, que me deixava tonta até eu cair.

a flor no lugar da cruz, é pra que saibam, que morreram na minha estrada, mas nao, jamais os deixarei sem uma lembrança boa. na verdade, em suas covas eu enterrei apenas as coisas ruins, e seus corpos em belos caixoes sob 7 palmos de terra, claro..... e outra: eu nao quero fantasma zanzando no meu caminho nao.

eu só quero alegria, felicidade e força... porque afinal, como decretou o anjo safado: eu ja nem lembro pra onde mesmo que vou, mas vou até o fim!

ninguém me contou que ia ser difícil... mas eu nunca duvidei!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Toda caminhada começa com o primeiro passo!


Se avexe não
Amanhã pode acontecer tudo inclusive nada
Se avexe não
A lagarta rasteja até o dia em que cria asas
Se avexe não
Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa
Se avexe não
Amanhã ela para na porta da tua casa
Se avexe não
Toda caminhada começa no primeiro passo
A natureza não tem pressa segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá
Se avexe não
Observe quem vai subindo a ladeira
Seja princesa seja lavadeira
Pra ir mais alto vai ter que suar

A gente se "avexa" tanto...e nao dá tempo ao tempo. Quando nao deixamos que o tempo seja o motorista da carruagem de nossa vida, o que acontece, é que saltamos dela, somos atropelados por outras carruagens que vem atras, encontramos errantes que fizeram como nós (e que sinceramente nao nos levarao de volta a nossa carruagem que esta lá na frente, mas ao contrario, nos levará com ele prá tras), nos perdemos em meio de caminhos que nao estamos preparados para conhecer, entramos em carruagens alheias e podemos abrir então um leque de possibilidades dentre elas, talvez, uma mínima seria boa...
entrar na carruagem alheia dignifica, atrapalhar o destino de outras pessoas, entristece-las, envaidece-las, machucar-nos, escravizarmos-nos por vontade proporia ou nao (dar-se o nome de amor se quiser).

se avexe não... eu briguei com o motorista da minha carruagem. Desde que aquele anjo safado me empurrou pra dentro dela, um dia ao virar mulher nós discutimos. Foi mais ou menos assim:

Batidas na porta da frente É o tempo Eu bebo um pouquinho Prá ter argumento... Mas fico sem jeito Calado, ele ri Ele zomba do quanto eu chorei Porque sabe passar E eu não sei Num dia azul de verão Sinto o vento Há fôlhas no meu coração É o tempo... Recordo um amor que perdi Ele ri Diz que somos iguais Se eu notei Pois não sabe ficar E eu também não sei... E gira em volta de mim Sussurra que apaga os caminhos Que amores terminam no escuro Sozinhos... Respondo que ele aprisiona Eu liberto Que ele adormece as paixões Eu desperto... E o tempo se rói Com inveja de mim Me vigia querendo aprender Como eu morro de amor Prá tentar reviver... No fundo é uma eterna criança Que não soube amadurecer Eu posso, ele não vai poder Me esquecer...

Resposta ao Tempo - Nana Caymmi

Desse dia em diante, eu e o tempo resolvemos medir forças. Eu nunca vou ganhar do tempo. E ele nunca vai admitir que ele é o mero motorista da minha vida, e que tenta perseguir e passar sem ser notado por outras carruagens, as quais se eu me faço presente, e que talvez nunca deixem que ele siga sem ser deixado pra atras...seja por motivos bons ou ruins.

EU NUNCA DUVIDEI QUE O TEMPO É O SENHOR DO DESTINO. e que tudo passa, tudo passaráááááááá... só quem nao passa, somos nós! nós nao passamos na vida de outras pessoas a toa. sabe o clichezinho do filtro solar (Bial): "nao seja leviano com o coração dos outros e nao deixe que sejam levianos com o seu coração". Machucados podem doer e sangrar, mas deixam cicatrizes que nem mesmo o tempo é capaz de apagar.

coisas que nao me contaram, e eu vou contar pra voces: palavras ditas, nao podem ser apagadas. sao como espadas que perfuram seu coração, ou um retrato depois de batido. machucam mais do que um tapa, violentam mais do que o ato de ignorar.existem coisas, que nem voce, nem o tempo são capazes de fazer esquecer.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

24 anos de amizade? Freud explica...

20 anos sem saber que...


Quando eu era criança, nós tres (eu, renata e duda) tinhamos personalidades completamente diferentes e conviviamos 12 horas do nosso dia juntos. Explico. Eramos vizinhos. Duda morava no sétimo andar, renata em cima, e eu em cima de renata. na verdade, ainda tem Tete e Pauluca. eles sim, quer dizer, os avós deles moravam no mesmo predio que eu e renata no setimo andar. e Duda morava no predio ao lado.

Cheguei no edificio Ana Celina, na avenida Boa Viagem- Recife, aos 7 anos. renata tinha 6, e duda 8. Eu era muito, esquisita... ficava pensando coisas mirabolantes e tinha pressentimentos, a achava que faziam contatos de outro lado comigo (hoje eu descobri que fazem mesmo)... e implicante. eu era do contra. quando todo mundo combinava uma coisa eu ficava calada, na hora final eu dizia que nao! e como eramos uma turma, la iam todos tentar contornar a situaçao...mas jamais me excluir ou deixar de brincarmos todos juntos.

Duda era introspectivo e cibernetico. estava sempre na frente de todo mundo. tinha todos os video games, filmadora, e aparelhos de informatica. ele bolava as coisas que eu e renata iriamos fazer...tinha tudo na cabeça. nos desenhava, nos filmava, nos dirigia, e é claro.... sempre fazia nossas vontades mesmo sem querer.... porque Duda nunca queria sair de casa! mas nós, suas meninas, dependiamos dele.... Ele era aquele que estava tranquilamente em casa, quando uma de nós apareciamos sem nada pra fazer e passavamos a tarde enchendo o saco!!!

Renata, era a sensata, a crítica, e a controladora. Ela organizava. ela dava as ideias. ela que fazia os programas, e diziam quando iamos ao shopping, ao cinema, viajar pra casa dela em serrambi(todos nós iamos com a mae dela), do que iamos brincar, que horas iamos descer, etc...

bem...no final...tudo se ajeitava...

eu acordava, e ia pra escola com renata. ia pro ballet com renata. DETALHE MUITO IMPORTANTE:eu era um completo desastre no ballet....uma minhoca. nao tinha postura. nao tinha rigidez....era muito flexivel, e só fazia rebolar....foram anos frustrantes... algumas decadas depois descobri que sou uma sambista de primeira, e minha amiga renata se tornou professora de ballet!

de noite descíamos. eu e duda faziamos reforço com a mesma professora. e quando um de nós viajava, havia um grande vazio na nossa vida....

quando nao tinhamos o que fazer, desciamos e ficavamos no predio brincando assim: cada um escolhia a cor de um carro. e quem conseguisse contar 10 carros que passassem daquela cor primeiro ganhava! era uma brincadeira que a gente adorava...

esconde-esconde, pega bandeira, gato-mia, mas eu odiava queimado....pq eu sempre levava bombaço.... era fogo! ainda bem que eu corria e me abaixava...ja tinha muita flexibilidade. Nã... e pular o muro pra entrar escondido na casa da vizinha! nossa, Renata claro, fazia com perfeiçao. acho que ela escalaria uma parede de azuleijo. Duda, ficava figiando pra avisar se o prteiro chegasse (pensem quantas chamadas a gente levava de Seu Antonio). Tete, nossa.... era um gato. Literalmente, ela tinha as manhas. e era baixinha e bem magra. AGORA EU??? ah, eu morria de medo de pular um muro. e ter que me equilibrar num cano, e depois descer.... definitivamente. eu me escondia. e hoje, sou a unica que gosta de trilhas e escala cachoeiras.

um dia, renata inventou de comprar uma bola de volei...nao foi só uma bola de volei... bola, rede, tudo! e na frente do nosso predio era um ponto de volei...igual no rio tem esses pontos de fut-volei. iamos de noite, obviamente, depois das tarefas e jantados, com a Silvia, empregada que trabalhava na casa de renata e é ate hj um anjo da guarda pra todos nós....

nao preciso nem dizer a desgraça que era... eu e duda inventavamos de tudo pra nao jogar (eu pq tinha pavor da bola vindo na minha direçao com aquela velocidade) e Duda, pq nao gostava de esporte e ponto. Renata e Tete explodiam de raiva quando eu torcia o pé, entrava areia no olho de duda, ou a gente simulava uma briga... entao adoravamos as sextas, quando Pauluca e Patrick podiam ir e nós dois ficavamos sentados na beira da praia comentando sobre nossos defeitos.... NÓS TINHAMOS 9 ANOS DE IDADE!!!!! mas ficavamos falando um pro outro o que a gente tinha de ruim e podia tentar melhorar... e claro...fofocava né?

tudo isso...durante vinte anos. desde 1987 continuamos sendo assim. e nos amamos cada dia mais.


coisas que nunca contaram pra mim, mas eu nunca duvidei: CRIANÇAS NASCEM COM INSTINTOS SELVAGENS....DE AMOR, PROTEÇAO, FIDELIDADE, CUMPLICIDADE, SINCERIDADE, RAIVA, AGRESSIVIDADE, E PERDÃO. O QUE NOS TORNA ADULTOS SOCIAVEIS É A RAZÃO.
 
p.s essa postagem é de 2007! hj a madrinha e o padrinho do meu filho, ja casados e com excelentes profissoes, continuam sendo os mesmo, há 24. a prova? essa foto diz tudo!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Toda mulher gosta de rosas...

03/08/2008

Toda mulher gosta de rosas, e seu melhor amigo tambem


Rosas

Ana Carolina

Você pode me ver
Do jeito que quiser
Eu não vou fazer esforço
Prá te contrariar
De tantas mil maneiras
Que eu posso ser
Estou certa que uma delas
Vai te agradar...

Porque eu sou feita pro amor
Da cabeça aos pés
E não faço outra coisa
Do que me doar
Se causei alguma dor
Não foi por querer
Nunca tive a intenção
De te machucar...

Porque eu gosto é de rosas
E rosas, de rosas
Acompanhadas de um bilhete
Me deixam nervosa...

Toda mulher gosta de rosas
E rosas, de rosas
Muitas vezes são vermelhas
Mas sempre são rosas...

Se teu santo por acaso
Não bater com o meu
Eu retomo o meu caminho
E nada a declarar
Meia culpa cada um
Que vá cuidar do seu
Se for só um arranhão
Eu não vou nem soprar...


Eu vou contar uma estória. mas essa estória nao tem nada de fictícia ou tudo a ver com fatos e pessoas que alguém pode conhecer.
TODA MULHER GOSTA DE RECEBER ROSAS, e é mentira quem disser que não. Acho que é até um pouco de despeito. Eu, abre parênteses, canceriana, romantica, carente e boba, sempre sonhei desde que era criança com o dia em que eu receberia rosas....e será que um dia eu receberia? (bem, essa parte era um segredo, mas até hoje eu me pergunto se ainda vou receber rosas). Então a criança Fernanda cresceu, em meio àquela turma antiga, que eu citei nos primeiros posts... uma espécie de "Friends" para crianças. (são 21 anos de amizade).
Dai, Fernanda faz aniversario de 15 anos. E adivinhem???? tcharam! o melhor amigo da Fernanda, Duda, que é praticamente obrigado a conviver com ela e com a outra amiga Renata, 7 dias por semana, bem....esse doce amigo, proporcionou um daqueles momentos "primeira vez na sua vida"... Duda, cara, eu to escrevendo isso rindo mas na época voce me fez chorar, nao sabia de frustração ou de raiva, porque nunca imaginei que minhas primeiras rosas iam ser assim, mas beleza. Vou contar como foi aquele dia 07/07/1995 que eu nao esqueço.
Depois de ter passado o dia inteiro na rua, e voces nao me perguntem fazendo o que, eu chego em casa por volta das 18 horas. E, POF! uma surpresa! estava na mesa da sala esperando por mim, um buquê. Um buquê de rosas. UM BUQUÊ DE ROSAS AMARELAS!!!!!!
tá certo que rosas amarelas significam amizade, mas... EU ODEIO AMARELO! poderiam ser rosas rosas. é amor. sentimento que une a todos nós, os 4 amigos até hoje. poderiam ser brancas...representando a paz.... nao precisavam ser vermelhas, porra! mas AMARELAS???
tá, se voce pensa que esse é o final frustrante do meu primeiro buquê de rosas, está enganado. NÃO É SÓ ISSO, CONTINUE LENDO ESSA ESTÓRIA E VOCE AINDA LEVA UMA LIÇÃO DE MATEMATICA SEU CREISSON, SE LIGAR AGORA!
debrussada sobre as benditas rosas.... e com a minha mãe enchendo o saco pra eu ligar e agradecer, enquanto eu pensava qual seria a maneira mais facil de castiga-lo... resolvo eu, OMILDEMENTE, colocar as arhgs!, flores num vaso. No cartão, claro que veio um cartão né? tipo: parabens pelos seus 15 anos, papapapa....preferia um desenho dele, mas tudo bem. entao eu começo a coloca-las...uma por uma no vaso de vidro no meio da mesa da sala. Cada uma das 15 rosas amarelas, me davam 15 ideias de torturar Duda, quando no final... voces nao vão acreditar... é a pior parte, entao se vc tem problemas cardiacos nao leiam. PAREM POR AQUI! haviam, nada mais, nada menos do que 16 ROSAS AMARELAS. MALDITAS ROSAS AMARELAS E AINDA POR CIMA, ERAM 16 NO MEU ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS!!!!!

dai a paciencia acabou-se com a por... do car... todo.peguei o telefone. respirei muitos minutos, mas nao foram só 5, porque as lagrimas caiam sem dó nem piedade nas minhas maos ainda machucadas com alguns espinhos das @@#$%¨rosas amarelas. peguei aquele telefone, e ainda me lembro ele dizer do outro lado: VOCE ESTA CHORANDO DE EMOÇÃO??? nao riam!!!! porra, nao é pra rir nao. Eu com a fera da minha mãe do lado, disse é Dudinha...de emoçao....afinal vc sabe que eu nunca tinha recebido rosas antes... mas me diga uma coisa....voce tem duvidas de quantos anos eu estou fazendo? Ele: CLARO QUE NAO! eu sou de 79, voce de 80, renata, 81. voce esta fazendo 15 anos oras!
Anh...que bom, Duda, então me explica PORQUE DIABOS VIERAM 16 ROSAS E NÃO 15???
oRAS, PORQUE UMA PODIA CAIR E SE PERDER NO MEIO DO CAMINHO.... E BEM...FERNANDA, ACHO QUE CONHEÇO SEU GENIO MELHOR QUE NINGUÉM, ACHEI QUE VOCE FICARIA MAIS FELIZ DE RECEBER UMA ROSA A MAIS PORQUE É SEU ANIVERSÁRIO...ALIAS, VOCE JA COMEU O SONHO DE VALSA?

cara, ainda bem que existia um muro que separava nosso predio. porque eu queria mataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar carlos eduardo filizola pinto moreira!!!!

passado um ano...resolvi devolver aquela rosa, a mais pra ele.... comuniquei-lhe que estava gravida e que ele SERIA O PADRINHO , assim como a 16ª rosa que nao pode ser devolvida...seu afilhado, tambem nao!

TUDO ISSO PRA DIZER, QUE EU AMO ESSA COISA QUE JA ACOMPANHA MINHA VIDA HÁ 20 ANOS!!!! MEU CUMPADRE E O PRIMEIRO... HOMEM? NAO, AMIGO!!! AMIGO, QUE ME DEU ROSAS! FDP, DESGRAMADO.... PARABÉNS. FELIZ ANIVERSÁRIO. PRÉ BALZACA. EU E SEU AFILHADO TE AMAMOS. mesmo vc sendo o pivô dessa tragédia...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Onipresente

13/05/2008


Bom, vou começar com um trecho bem interessante da matéria da qual tirei parte do que vou debater (revista Gloss-08, ed. Abril):
"Há tres coisas debaixo do céu que sempre serão onipresentes: McDonald's, formiga e Madonna."
Achei muito, mas muito inteligente essa frase. Inteligente e criativa, digamos assim. Não, deixa eu mudar, Criativa e moderna. Acho que o que mais me chamou a atençao, sinceramente, foram as formigas. Ahahahah, eu ando muito risonha. Mas, voces concordam que "formigas" deram um tom comico no contexto?
Tudo bem, vamos analisar a frase novamente, com as formiguinhas onipresentes ali. No Afeganistão tem McDonald's? Eu to fazendo uma pergunta mesmo? eu podia colocar no google, antes de perguntar aqui, mas nao teria graça. A graça é saber de voces. Se voces não sabem, vão perguntar pra alguém, ou ao google. Eu permanecerei na duvida até que alguém me responda. Eu sei que em Cuba já tem McDonald's. Quer dizer...eu acho que tem. Se eu estivesse jogando perfil, e eu sou campeã inter-galactea de perfil, eu usaria essa dica para chutar Cuba.
Mas vamos voltar... Restou-nos, Madonna. Ela sim...eu diria ser uma pessoa onipresente. po, eu sei que ela nunca fez um show no Afeganistão. Nem fara. É mais facil abrir um McDonald's no Afeganistão, do que a Madonna fazer um show lá.

Madonna, fala algo muito interessante na entrevista que ela dá... num primeiro momento ela diz: Que a maioria das pessoas subestima a própria força e não explora as reservas que realmente tem. Ter força e ser capaz de usa-la é um dom. Mas é preciso ser capaz de saber que ela existe, e não abusar dela, usá-la nos lugares certos. As vezes o que definimos como força, não é força. As vezes ser forte é nao fazer nada. E as vezes, fazer demais só para usar a força é uma fraqueza. Admiro as pessoas que tem força emocional e mental e usam isso com sabedoria.
Cara...ela foi muito sabia... tipo, minha guru! Ela mostrou uma vivencia de quem deve ter sofrido horrores...sabe, ter comido o pao que o diabo cuspio e escarrou? Eu, com toda minha ignorancia, tiro meu chapéu. E ela foi alem...
Sou apenas administradora do meu talento. Sei que fui abençoada com muitos dons. E acho que quando você pensa que possui esses dons, eles vão embora.

Bonito isso né? Li numa revista! Quanta Omildade!eu fiquei horas pensando nisso... o que é a humildade... você administra seus talentos, como uma professora que dá aula todos os dias, e consegue fazer com que seus alunos entendam sua matéria. Mas todos nós tivemos pelo menos um professor medonho que passou o ano letivo inteiro, mesmo dando educação moral e cívica, mas nós nunca entendemos e sequer lembramos o nome do dito cujo!
E sobre os dons? é mais ou menos como a metafóra da centopéia... eu adoro essa metáfora. é de Isopo? mais uma pergunta pras placas...mas foi meu psicologo que me contou: a centopéia estava alegremente caminhando, quando uma formiga a chama pra dançar, e a centopéia baila, como uma grande dançarina...então a formiga pergunta: centopéia, como voce consegue andar e até dançar com 100 patinhas? a centopéia no mesmo instante olha pra si, se desequilibra, cai, e nunca mais consegue andar novamente...

Pra eu dirigir, foi assim. Se eu me desse conta de quantas coisas eu tinha que fazer ao mesmo tempo, nao dirigia. Mas se eu parar pra pensar que tenho que controlar tres pedais, marcha, tres retrovisores, volante, e no minimo 4 caros ao meu redor...nao dirijo, só isso.

Acho que a Madonna tem razão em muitas coisas. E aprendeu muitas coisas. E por isso ela tem todas muitas coisas. Mas ela tem com quem dividir tudo isso alem dos dois filhos e uma revistas que milhares de pessoas vao ler? Não. Ela tem 50 anos e nao tem um companheiro. E até as formiguinhas possuem um(a) companheiro(a). Menos eu, a Madonna e a torcida do flamengo (junta a do corinthians tambem). Os homens desejam a Madonna (e algumas mulheres tambem), mas nao gostariam de ser parceiros da Madonna. SERÁ QUE EU SOU A MADONNA? nao... eu to mais pra uma formiguinha que no meio de um formigueiro ainda nao aceitou um formiguinho, porque eu sou exigente demais ou entao os homens é que são! digo, formiguinhos. ah, foda-se. voces entenderam.

Eu selecionei uns 4 posts pra hoje. até porque minha semana vai ser corrida e eu nao tenho mais quem me leve pro cinema ou pra comer. E pra piorar minhas vitaminas pra memoria acabaram hoje!!! Cassetada... as formiguinhas podiam estudar por mim as matérias chatas. Ou eu podia aparecer no Caldeirao do Hulk e ficar famosa (só nao me pessam pra ficar de biquine).

É, ele tinha razao... eu sou uma centopeia: eu faço tudo bem, mas se alguem perguntar como eu consigo fazer, eu me enrolo e puf! Certas pessoas tambem sao centopéias, mas elas nao precisam que eu diga isso. Basta descomplicar, e caminhar, dançar, ser feliz, rir, e ir no cinema-comer-estudar, sem que pra isso eu tenha que prestar atençao nas minhas 100 patinhas.

Ah...to pensativa. na verdade eu queria dar um grito. mas eu tenho que seguir os conselhos da sábia Madonna, e usar meus dons de forma equilibrada, com força mental e emocional. (talvez menos emocional. ser muito emocional, se apegar as pessoas, sentir e nao ser sentida é ruim. vai por mim)








Então, tirando o exemplo da onipresente (menos no afeganistão) Madonna, acho que dá pra gente refletir sobre varias coisas aqui. Dons, sabedoria, sentimentos, humildade, formigas...

P.S. AGORA VOCES ENTENDERAM PORQUE EU FALO SEMPRE DAS FORMIGUINHAS?

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

E se a gente nao suporta o mundo...

20/01/2008



Meninas grandes nao choram... mas sentem e querem ir embora, e gritar e serem amadas pela sua essencia ...

Porque se meninas grandes choram, as pessoas nao suportam e elas sao coargidas a serem a parte ruim da sociedade... esta sociedade que inclui familia, amizades, relacionamentos amorosos, profissionais, até quem apenas mal sabe da sua existencia; nao gosta de meninas grandes que choram.

Dizem, que só nos machucamos, se deixamos que nos machuquem... bem provavel. porque a dor é mais intensa e insulportavel quando se trata de pessoas que mais amamos. e à elas somos mais vulneraveis, somos abertos, somos apenas alma e coraçao...esquecemos de criar o escudo que devemos ter, que o mundo ensina cada ser humano a ter, que perca sua inocência inerente ao nascermos.

mas as meninas grandes que choram, essas ainda tem grande parte de si ainda inocente. e como só as crianças podem chorar, e choram a cada momento que perdem sua ingenuidade elas sao tratadas com naturalidade, e nós, meninas grandes que choram, nao sao normais, fogem do padrao, da realidade, da dureza que é viver.

meninas grandes nao choram...a dor nao tem razão, pra elas restam apenas cheiros, lembranças, cicatrizes, visoes e dores, que nao devem ser derramadas em lagrimas... meninas grandes, devem ter um diario para escrever tudo isso, trancar com aquela chave minuscula e deixar la. No entanto, assim como as crianças, elas nao imaginam que qualquer coisa pode abrir aquele diario. Entao as pessoas vao descobrir todas as coisas que escrevemos, e seremos julgadas...

Mas eu tenho que seguir em frente, com minha vida. Chegou a hora de ser uma garota grande,E garotas grandes não choram.
Inspirada na musica:
Big Girls Don't Cry by Fergie (Encontra no "Letras de musica", à direita)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ATÉ ONDE TEMOS MEDO DA VERDADE?



Eu tava vendo umas fotos e resolvi te mandar uma foto que eu acho massa, que eu tirei uma vez que fomos à Porto..e q acho q melhor reproduz o que to sentindo..
Porque se voce analisar a foto,dependendo do ponto de vista,até o sol que é tão grande que a gente não consegue ter noção do tamanho dele (sabe a medida, mas não tem noção da imensidão que ele representa) ,pode ficar tão pequeno que cabe entre nossos dedos...

Assim são algumas amizades para nós...e eu já disse isso para uma pessoa que eu pensei ser a maior de todas elas, como o sol é para todas as estrelas, ela era a maior de todas as amizades para mim.

E assim são todas as coisas do universo, ate nossa própria vida para os outros...pensamos que somos tão grandes, mas infimamente transpassamos entre seus dedos.

Por isso faça de sua vida, seu céu e do seu dia a dia o sol que nascer inexoravelmente, mesmo que em dias chuvosos escondido entre nuvens chuvosas. Mas ele nunca deixará de nascer e se por.

Saiba ver alguns sentimentos que voce tem por certas pessoas como o o sol, mas nunca se esqueça de usar o filtro solar... dele, voce vai sempre precisar!

p.s. - Homenagem a Steve Jobs +05/10/2011

 ATÉ ONDE TEMOS MEDO DA VERDADE?

Freud diz: "A IGNORÂNCIA CAUSA PREJUÍZOS. O CONHECIMENTO É PODER: VARRE O MEDO. O MEDO FAZ COM QUE VOCÊ FUJA DA VIDA. A AUTO-COMPREENSÃO LHE DÁ O FUNDAMENTO PARA UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA."

Já muito antes, Socrátes dizia o mesmo com a historia do MITO DAS CAVERNAS, uma metáfora para a alienação humana diante do mundo.

A questão filosófica está intimamente ligada com a psicanalise, quando no sentido de "abrir" a mente das pessoas. Na filosofia essa abertura visionária buscar enxergar através do empírico. Nietzsche acreditava na musica, e achava que o ser-humano nao pode viver sem ela, mas de Deus...ele duvidava. E Já a psicanalise tenta abrir a mente das pessoas para seus medos internos. O ID, do qual Freud falava e considerava um porão com coisas obscuras, desejos e medos, ou seja, seu inconsciente.

A questão espírita, nos tenta enfrentar a verdade, ao meu ponto de vista de uma forma mais brusca: não adianta querer, ou se negar, ou tampar os olhos. Temos sim o livre arbítrio. E só por ele, que que escolhemos como, quando enfim, toda nossa situação carnal na terra. Partindo daí, o que temos são escolhas: errar ou acertar, fazer o bem ou o mal, ser justo ou leviano, resignar-se diante da verdade, ou não aceita-la e insistir na fraude e na escuridão.

Toda dor tem seu fim, se não parou de doer, é porque não terminou ainda. Podemos levar uma vida inteira pra que isso acontece, ou parte dela talvez. Mas se estivermos cara a cara com a verdade, temos ao nosso lado a coragem, a vontade, a persistência, a esperança, a conformidade, o dom de perdoar, e a chance de errar...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que é louco pra voce?

18/01/2007



O que define a loucura? qual é o conceito de uma loucura? é tão abstrato, pessoal e ao mesmo tempo empirico, que não seria capaz de sugerir.
Ando altamente observadora. Ás vezes me sinto um pouco "Deus" vigiando os homens. Quero encontrar o ponto exato que destingue o normal do irracional. Por que tantas pessoas diante de ações não condizentes com suas acepções chamam as outra de "loucas". Eu particularmente prefiro chama-las de idiotas. mas cada um com seu cada qual...
Sabe o que eu acho muito louco? Acordar, pensar em alguem, e dizer: ei, sou louco por voce! ou algo que gostaria de fazer e falar: hoje eu vou fazer uma loucura. Mal por os pés pra fora e faze-la mesmo. Se dedicar a um dia louco, à uma loucura do bem. Fazer graça, fazer alguém feliz, fazer uma surpresa, algo inusitado. Mas ser louco? APA... não creio que alguém seja louco. No máximo, está louco! (normal...) Se permitir, sentir, viver uma paixao adolescente (bom falta muito pra mim, haja vista que sou criança ainda). Ouvir o coraçao...ALOWW
Eu mesmo, conheço uma pá de gente que eu internaria por uns bons meses. e isoladas de preferência. (Deus nao dá diploma a cobra pra mim)Acho que um pouco de solidão faria bem pra humildade delas. Serve pra refletir nas cagadas diárias.
Tem coisas, por outro lado, que enlouquecem: estudar definitivamente é uma delas. Faculdade, trabalho, concurso, cultura..ARGH!! a gente não para nunca (nem deve). É tanta informação acumulada que nosso pequeno e simplório cerébro parece que vai explodir!
E amiga, se voce está num TAFT infinito as coisas pioram muito pra você!!! Impressionante como o organismo pede "pelo amor de jesuis, vai fazer amor e me deixa liberar serotonina".
Será que as pessoas loucas amam??? Será????? Vou estudar (ARGH DE NOVO) melhor esse assunto, e comento depois. mas dizem que sou louca por pensar assim, mais louco é quem me diz, que não é feliz!
p.s. definiçoes das siglas: (resposta aos leitores)
APA - apaoutaque pariu
TAFT- Tasao Acumulado Faz Tempo
FIFA- Federaçao Internacional dos Forçadores de Amizades
Zé - alguem que eu gostaria muito, mas nao posso dizer o nome.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Amélia x Piriguetes

28/12/2006




Como seria a Amélia de hoje em dia? Estava eu com minhas purpurinas, analisando a dignissima letra de Ataulfo Alves e Mário Lago, quando me veio essa pergunta. Pois bem, depois de muito pensar minuciosamente em cada frase, creio que não há musica mais atual para descrever as bandoleiras e as mulheres que amam de verdade. Essas ultimas alias, são atemporais. Vejamos:
"Nunca vi fazer tanta exigência Nem fazer o que você me faz"
No inicio da música já temos uma idéia do quão chata é a dita. A mulher só reclama, só cobra, não deve saber nem como segura um taco de sinuca, nem quantos jogadores tem num time de futebol. Deve ser daquela que mantem o homem numa coleira. O pobrezinho não pode nem sair com os amigos, que a mulher inferniza ligando a cada 5 minutos pra elenão esquecer de trazer sorvete de menta pra ela. Em suma: ele já reconhece que ela não presta.
" Você não sabe o que é consciência Nem vê que eu sou um pobre rapaz"
No momento seguinte ele joga na cara dela que ela é egoista, insensivel e má! Ela não reconhece a humildade do coitadinho. É uma materialista, uma arrogante, que pisa nele (xinga ele, manda ele embora). Vejamos: há uma enorme diferença entre pobre rapaz e rapaz pobre! Na musica, dar-se a entender que ele é uma criatura boa e não duro! Mais um motivo pra ela ser comparada à uma biscate sem jesus no coração!
" Você só pensa em luxo e riqueza Tudo o que você vê, você quer"
Aí, veja!! Olha o que eu falei!!! Ele diz claramente que ela é uma kenga!!! Não deve se preocupar se ele TEM que almoçar com os amigos no Porcão toda sexta. Ela só pensa no sushi de sabado a noite! Não importa que ele esteja guardando cada centavo pra trocar o carro pelo ultimo modelo com bancos de couro e som MP3. Ela quer porque quer o anel da nova coleção da H.Stern como aliança de compromisso! Ela quer sapato da moda, tenis da moda, bolsa da moda, e o santo homem é intimado a satisfazer os gostos da amada. Não importa se ele não trouxe o cartao de crédito pra ir naquele restaurante badaladissimo. A biscate se recusa a comer um cachorro quente depois do cinema. Ou seja: ela é uma piriguete!
" Ai, meu Deus, que saudade da Amélia Aquilo sim é que era mulher"
è triste... mas o homem só dá valor depois que perde. Agora, é uma tal de Amélia pra cá, Amélia pra lá... A rapariga mostrou as garras, e ele inevitavelmente comparou a santa que ele tinha com a safada que ele arrumou! Toma!!!! Senta e chora.
"Às vezes passava fome ao meu lado E achava bonito não ter o que comer Quando me via contrariado Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"
Veja bem, nesse refrão Amélia se saiu muito bem! Porque Amélia era tudo, menos gorda! E logicamente, ela usava de uma situação drastica para fazer seu filme. Amélia, como toda mulher, vivia de regime. Mas é óbvio que não podia perder uma oportunidade e demonstrar seu autruísmo. Além de magra, ela era gente boa.
" Amélia não tinha a menor vaidade Amélia é que era mulher de verdade"
Agora???? Pois é... Na hora de deixar a bichinha da Amélia, o mané não pensou, e agora se arrepende? Só porque a outra é mais ruim que o cabelo do Bob Marley? Amélinha querida, deixa eu dormir na sua casa hoje??? Mas, olha só... E a conta do terapeuta, do salão, da farmácia e de tudo mais que ela gastou depois que levou um chute? Olha, pega a Van. Por favor!