Mostrando postagens com marcador DDA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DDA. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Liçoes sobre seu cerebro (parte I)


Bom dia gente. são 06:33 e ainda esta tudo escuro em BSB. eu comecei a ler um livro muito interessante sobre o nosso cerebro. (Tansforme seu cerebro Transforme sua vida Amen Daniel,M.D ed. mercuryo)
O autor é um neurologista psiquiatra, especialisado em DDA (TDAH). Ele explica como, e o que ocorre no cérebro de uma pessoa com DDA, e com outros tipos de traumas/disturbios. Tudo feito por SPECT (vou pegar o meu hoje). vou dar uma resumida no que voce deve saber basicamente sobre cerebro:

SPECT:é uma abreviaçao de tomografia computadorizada de emissao de fóton único, que é um estudo sofisticado de medicina nuclear que "olha" diretamente para o fluxo sanguineo cerebral e indiretamente para a atividade do cerebro (ou metabolismo). em outras palavras, voce recebe uma injeçao de uma substancia que faz seu cerebro brilha enquanto funciona, dai voce deita numa maquina e uma camera fica rodando em torno da sua cabeça durante mais ou menos 15 minutos e dai aquela substancia injetada fazem o o fluxo do cerebro brilhar!

sistema límbico profundo: no centro do cerebro e é o centro de formaçao de laços e controle de homor. Quando esta parte do cerebro esta desequilibrada, as pessoas lutam com problemas de humor e negativismo.

ganglios basais: grandes estruturas dentro do cerebro, bem no fundo e controlam em marcha lenta a velocidade do corpo. ansiedade, panico ,medo e evitar confilitos frequentemente são o resultado dessa parte do cerebro trabalhar demais.

cortex pré-frontal: na parte da frente do cerebro, é seu supervisor. a parte do cerebro que faz voce ficar conceganglios basais: grandes estruturas dentro do cntrado, a fazer planos, a controlar os impulsos e tomar decisoes. quando essa parte do cerebro esta hipoativo, as pessoas tem dificuldades de supervisionar a si mesma e também têm problemas de concentraçao, organizaçao e levar as coisas a diante (meu caso).

cíngulo: é uma parte no cerebro que ocorre a mudança do pensamento e entre comportamentos. quando esta parte esta hiperativa, as pessoas tem problemas e ficam emperradas em certos ciclos viciosos de pensamentos ou comportamentos.

lombos temporais: abaixo das temporas e atras dos olhos. estão ligados a memoria, entedimento da linguagem, reconhecimento facial e controle de temperamento (acho que essa parte do meu cerebro pifou).

bom, se eu for resumir cda parte do livro, vou postar todos os dias durante uma semana, ou duas, tres...
O importante é que graças ao SPECT, voce consegue provar que esta doente, é uma coisa tangivel. nao sao problemas psicologicos, mas de fato, um problema neurologico. ele mostra as imagens reproduzidas nos mais diversos casos de derrames,alzheimer, pseudodemencia, traumatismo, ansiedade, TPM, depressao, concentraçao excessiva, morte, divorcio, bipolar, amor(sim afetado pelo amor. ou voce ainda pensava que ama com o coraçao?), panico, dores de cabeça,esquizofrenia, preocupaçao, uso de drogas e claro, DDA, em que ele foca mais. O proprio Dr descobre que possui uma das alteraçoes (mas nao vou contar qual, nhé... estraga o suspense- bicha má).
Se voces, amados leitores, quiserem saber como o cerebro age numa das circuntancias supracitadas, ou mais um pouco de alguma parte do cerebro, podem postar sua duvida que eu irei ao capitulo especifico e explico pra voces.
Pra mim foi muito importante entender e saber que existe foma cientifica do DDA (TDAH). e que é genético. Assim como os exercicios que ele ensina pra controlar a impulsividade tipica do Boderlaine.
NUNCA ME CONTARAM QUE EU PODIA PROVAR QUE ESTAVA DE TPM, MAS DO DR DANIEL AIMEN, EU NUNCA VOU DUVIDAR!

sábado, 4 de abril de 2009

CID-1O


me perguntaram qual doença eu tenho. Engraçado, me perguntaram tres vezes isso nesta semana.
eu estou deixando para contar no meu livro. Desde quando tudo começou, ate a noite de quinta feira em que numa crise eu comecei a me ferir por sentir muita raiva de mim, e acabei ficando internada na clinica.
Meu estado geral, é bom, diriam os médicos. Sempre quis ser medica. Ainda quero. Estudo medicina com muito afinco. tenho livros e mais livros. Nao sei se tenho mais livros de medicina ou de direito. Pois me acho na obrigaçao de saber de ambos. Sei mais de farmacologia do que meus psiquiatras. Medico minhas amigas, minha avó, conhecidos.
Mas antes admirava médicos. Hoje os odeio. Se acham seres superiores a nós. e nao são. Se nao fossem os engenheiros onde morariamos? E por acaso eles se sentem superiores a nós?
Eu realmente luto contra meu cerebro. Pesquisas cientificas ja confirmaram que nao temos vontade propria. por exemplo: se eu te mostrar uma carta azul e vermelha e mando escolher uma, se cerebro emite ordens instantaneas para que voce escolha a cor que ele deseja antes mesmo de voce pensar.
Eu luto pelo equilibrio. para nao perder o controle diante de uma descarga quimica, ou disfunçao quimica que surje do nada.
Mas acho que minha maior batalha é contra o preconceito. "ta vendo aquela ali? nao mexe com ela nao que ela é doida", "me dá um daqueles remedios que voce toma pra eu ficar doidao?", "é melhor nao ter nada com ela...depois vai que ela tenta se matar?", "ah, mas voce toma tarja preta...", "e ai? qual foi a ultima que voce aprontou?", "la vem voce fazer drama pra chamar atençao...", "qual doença voce vai inventar dessa vez?", "hunf, isso é frecura. se ela quisesse tava normal. tem tanta gente passando fome, necessidade..."
ISSO É QUE MATA UM PACIENTE PSIQUIATRICO!
Eu tenho personalidade boderlaine, e um dos principais sintomas é o grande medo de perder os amigos, as pessoas que estão próximas. Mas no fim, é sempre o que acontece.
Ouço vozes, mas sou médium. Para os psiquiatras sou esquisofrenica, e tomo antipsicoticos. Sabem o que sao antipsicoticos? camisas de força mentais.
Tenho TDAH, ou DDA com muito orgulho. é genético. meu pai tem. eu tenho. meu filho tem.

"Geralmente o indivíduo que tem DDA apresenta Q.I elevado, porém devido ao seu comportamento muitas vezes tem sua performance afetada." site do terra.
"DDA não é doença é só um déficit. Um seujeito com DDA não é um surtado, ou um retardado mental , muito ao contrário, é uma pessoa inteligente, com um cérebro acelerado com um QI acima da média, pois DDA é evolução humana.
"http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/01/342936.shtml

Ai vai uma lista de pessoas que posuiam ou possuem DDA:
Alexander Graham Bell - Inventor do telefone
Beethoven (1770-1827) – compositor
Jim Carrey – ator
Cher – atriz/cantora
Bill Cosby - ator
Tom Cruise - ator
Salvador Dali – pintor
Leonardo da Vinci -inventor/artista plástico
Walt Disney - (um editor de jornal o demitiu porque ele não tinha boas idéias)
Kirk Douglas - ator

Thomas Edison -(suas professoras disseram que ele era tão estúpido
que não seria capaz de aprender nada)
Albert Einstein -(só falou com 4 anos e só leu com 7 anos)
Galileo (Galilei) - (1564-1642) – matemático/astrônomo
Danny Glover – ator
Whoopi Goldberg – atriz
Ernest Hemingway – escritor
Dustin Hoffman – ator
Magic Johnson – jogador de basquete
Micheal Jordan – jogador de basquete
John Lennon - (1940-1980) – compositor
Abraham Lincoln - (1809-1865) – presidente dos EUA
Wolfgang Amadeus Mozart - (1756-1791) – músico
Napoleon Bonaparte - (1769-1873) – imperador
Issac Newton - (1642-1727) – cientista e matemático
Nostradamus - (1503-1566) – físico e profeta
Pablo Picasso - (1882-1973) – artista plástico
August Rodin - (1840-1917) – artista plástico/escultor
Socrates – filósofo
Steven Spielberg - diretor de cinema
Leo Tolstoy – escritor
Van Gogh – artista plástico

Da ultima vez que fiz um teste de QI, acho que deu 135 ou 138. mas nao importa. Passaremos pra proxima fase: a ANOREXIA. acho que vou deixar um proximo post só para falar sobre essa doença que quase me matou. Eu vejo amigas tomando remedios pra emagrecer, e me lembro que ja fui uma viciada em anfetaminas. e que elas nada adiantam. Isso sim, é uma luta diaria. Comer é um grande sacrificio que eu faço em nome da minha vida. e há mais de dois anos eu nao sei o que é ver o numero 50 na balança. mas ja cheguei a 39. e fui internada. voces nao tem ideia do que é ter a visao distorcida do corpo, e tentar e chorar, implorar para tentar ter fome. sem comida seu corpo nao funciona. se nao funciona...

Pra finalizar, meu SPECT, detectou SINDROME DE DEPRESSAO. essa danada, é o cão. ela te joga na parede, te pisa, te anula, te tira a vida. Os remedios as vezes nao seguram a onda, quando ela vem cronica. nem psicologo nenhum do mundo. é deitar e esperar passar. apenas resistindo a imensa vontade que seus neuronios te enviam pra que vc se suicide.

ME CONTARAM QUE EU ERA UMA GAROTINHA FRAGIL E SENSIVEL, MAS EU SEMPRE DUVIDEI!