Mostrando postagens com marcador spect. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador spect. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Liçoes sobre seu cerebro (parte I)


Bom dia gente. são 06:33 e ainda esta tudo escuro em BSB. eu comecei a ler um livro muito interessante sobre o nosso cerebro. (Tansforme seu cerebro Transforme sua vida Amen Daniel,M.D ed. mercuryo)
O autor é um neurologista psiquiatra, especialisado em DDA (TDAH). Ele explica como, e o que ocorre no cérebro de uma pessoa com DDA, e com outros tipos de traumas/disturbios. Tudo feito por SPECT (vou pegar o meu hoje). vou dar uma resumida no que voce deve saber basicamente sobre cerebro:

SPECT:é uma abreviaçao de tomografia computadorizada de emissao de fóton único, que é um estudo sofisticado de medicina nuclear que "olha" diretamente para o fluxo sanguineo cerebral e indiretamente para a atividade do cerebro (ou metabolismo). em outras palavras, voce recebe uma injeçao de uma substancia que faz seu cerebro brilha enquanto funciona, dai voce deita numa maquina e uma camera fica rodando em torno da sua cabeça durante mais ou menos 15 minutos e dai aquela substancia injetada fazem o o fluxo do cerebro brilhar!

sistema límbico profundo: no centro do cerebro e é o centro de formaçao de laços e controle de homor. Quando esta parte do cerebro esta desequilibrada, as pessoas lutam com problemas de humor e negativismo.

ganglios basais: grandes estruturas dentro do cerebro, bem no fundo e controlam em marcha lenta a velocidade do corpo. ansiedade, panico ,medo e evitar confilitos frequentemente são o resultado dessa parte do cerebro trabalhar demais.

cortex pré-frontal: na parte da frente do cerebro, é seu supervisor. a parte do cerebro que faz voce ficar conceganglios basais: grandes estruturas dentro do cntrado, a fazer planos, a controlar os impulsos e tomar decisoes. quando essa parte do cerebro esta hipoativo, as pessoas tem dificuldades de supervisionar a si mesma e também têm problemas de concentraçao, organizaçao e levar as coisas a diante (meu caso).

cíngulo: é uma parte no cerebro que ocorre a mudança do pensamento e entre comportamentos. quando esta parte esta hiperativa, as pessoas tem problemas e ficam emperradas em certos ciclos viciosos de pensamentos ou comportamentos.

lombos temporais: abaixo das temporas e atras dos olhos. estão ligados a memoria, entedimento da linguagem, reconhecimento facial e controle de temperamento (acho que essa parte do meu cerebro pifou).

bom, se eu for resumir cda parte do livro, vou postar todos os dias durante uma semana, ou duas, tres...
O importante é que graças ao SPECT, voce consegue provar que esta doente, é uma coisa tangivel. nao sao problemas psicologicos, mas de fato, um problema neurologico. ele mostra as imagens reproduzidas nos mais diversos casos de derrames,alzheimer, pseudodemencia, traumatismo, ansiedade, TPM, depressao, concentraçao excessiva, morte, divorcio, bipolar, amor(sim afetado pelo amor. ou voce ainda pensava que ama com o coraçao?), panico, dores de cabeça,esquizofrenia, preocupaçao, uso de drogas e claro, DDA, em que ele foca mais. O proprio Dr descobre que possui uma das alteraçoes (mas nao vou contar qual, nhé... estraga o suspense- bicha má).
Se voces, amados leitores, quiserem saber como o cerebro age numa das circuntancias supracitadas, ou mais um pouco de alguma parte do cerebro, podem postar sua duvida que eu irei ao capitulo especifico e explico pra voces.
Pra mim foi muito importante entender e saber que existe foma cientifica do DDA (TDAH). e que é genético. Assim como os exercicios que ele ensina pra controlar a impulsividade tipica do Boderlaine.
NUNCA ME CONTARAM QUE EU PODIA PROVAR QUE ESTAVA DE TPM, MAS DO DR DANIEL AIMEN, EU NUNCA VOU DUVIDAR!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

entao...vamos ao divã? divagar...


voces sabem como a vida é curta? tão efemera... a loucura, que muitas vezes eu elogiei, como meu colega Erasmo, ela na verdade é má. muito má, como dizia o tonho da lua pra Raquel... porque ela faz vc ficar tao proxima da morte, que esta, se torna banal.
quantas vezes eu implorei ajuda aqui porque meu cerebro me dava ordens suicidas? bom finalmente eu fiz um exame chamado SPECT, que revelou muitas coisas sobre meu cerebro: o que pensa, o que sente, como age... eu tenho ansiedade aguda, sindrome da depressao, confusao mental, agressividade interna ou externa, medo, esquecimento, problema com as palavras, angustia, total instabiliadade emocional demosntrada no lombo frontal esquerdo. imagens impressionantes. realmente, recomendo a todos que façam um spect. se vc ja teve ou tem problemas com drogas, é o unico dano irreversivel no seu cerebro. graças a deus, o meu prognostico diz que tenho cura se seguir um tratamento especifico.
nao me preocupei em finalmente ter provas de que meu cerebro de fato emite ordens para um suicidio por exemplo. ou para uma agressao a alguem que eu ame, destarte um ate contra si mesma. nao me preocupei com o fato do meu cerebro comprovar que eu de fato nao tenho fome.
Existem coisas maiores pra se preocupar.
Viver, é uma delas. Amar é uma delas. Rir é uma delas. Fazer alguem feliz é, muito especial.
eu ja vi muitas vezes a morte de perto. mas eu a chamei. e a mandei embora.
Mas quando a morte chama por voce...nao adianta brincar de esconde esconde com ela.
sabe. derrepente me ocorreu que eu tenho que adiantar meu livro. voces vao comprar meu livro né? pois entao... amanha pode ser tarde. com o coraçao nao se brinca. meu coraçao foi um touro, mas agora esta doente. e muito doente. e tadinho deste coraçao que ja aguentou tanta coisa...
"Meu coração não se cansa De ter esperança De um dia ser tudo o quer quer
Meu coração de criança
Não é só lembrança De um vulto feliz de mulher Que passou por meus sonhos Sem dizer adeus E fez dos olhos meus Um chorar mais sem fim Meu coração vagabundo Quer guardar o mundo em mim Meu coração vagabundo Quer guardar o mundo em mim!"
Ate o dia 16 eu terei a resposta se meu coraçao,nao sei porque...vai me pregar uma peça ou esta apenas sob risco. alto. de qualquer forma é alto-imune. nao fiz nada para que ela acontecesse. ainda bem que nao fumo, gosto de esportes, bebo muito pouco faz alguns anos, minhas taxas sao tao baixas que os medicos consideraram das amigdalas ate o reto, mas nao o coraçao.

e sabe? existem seres, que nao sei se são humanos, mas sao capazes de maldades tao grandes contra pessoas que simplesmente estam vivendo sua vida, e nela entram, para derramar dor, sangue e lagrimas.

mas quando se quer viver. e nao sobreviver, o simples fato de acordar todos os dias, é motivo pra lutar contra essas pessoas como se fossem joguinhos de video game querendo diminuir sua força ate o game over. Sorte que meu filho me ensinou muito bem como jogar esse jogo! mesmo tendo só uma vida. intensa. e pra sempre lembrada. amada. e odiada. mas sempre viva. até o fim.

NUNCA ME CONTARAM QUE UM DIA PODIAM TE DIZER QUANTO TEMPO VOCE TEM DE VIDA, MAS EU NUNCA DUVIDEI.