Mostrando postagens com marcador BODERLINE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador BODERLINE. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Respostas aos Leitores


vamos lá meu povo, que estou preocupada com voces!
como eu vou dizer... como explicar... como justificar?
no way! respondo muita coisa de adm publica, psicologia, politica. até formiguinhas!
mas é dificil ter a responsabilidade de falar sobre transtornos psiquiatricos, mais crucialmente, sobre transtornos de personalidade. nosso famoso CID10 F60 e seus pontinhos.
Olha, eu li algumas coisas, que me deixaram, tipo... quando a gente tem a primeira aula de tabuada e nunca decoramos quanto é 7x8. nunca duvidei que leveu mais de tres segundos pra qualquer genio responder. eu to assim. eu ja disse que queria me desligar do assunto, ja disse que iria evita-lo, et al. mas, eu leio certas coisas, que parecem fazer um filminho na minha frente. eu garanto que ja vi todo tipo de doença, em sexo, genero e cor! e nao gostei da camisa de força, nem das consequencias neste super cerebro. tambem nao gostei da sonda, da lavagem, de ser amarrada, e daquela porcaria de UTI com tantos fios ligados em mim, que ja me sentia ponto de tv a cabo cercado de casas (fazendo macacos).
ui, que sono! marquei medica pra mim amanha, porque nao estou gostando de alguns sintomas, mas sei que minha depressao vem da minha avó estar doente.
óia... mesmo que eu tivesse CRM, na area de psiquiatria, ou o doutorado em psicologia, é anti-ético, e absurdamente irresponsavel, eu atender cada um de voces, como se estivesse no consultório. GENTE, GOOGLE NÃO É MÉDICO! ta? entao, tá.
me sinto responsavel pelas perguntas e desabafos, pois voces chegaram aqui, colocando as palavrinhas mágicas no oráculo e plim: blog da Nanda. e se vcs voltam, lêem, nao achem nenhuma leitura melhor sobre o assunto (po, me sinto honrada), voces todos merecem atençao. e como diz Sant-Exupery: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. entao, eu tenho que atender, e entender os apelos, as vezes desesperados, ou um simples desabafo. MAS VOU CONTAR UMA COISA QUE NÃO CONTARAM PARA MIM, MAS EU NUNCA DUVIDEI: nao confundam sintomas, reaçoes, comportamentos, de um Boderline, ou qualquer outro que por aqui eu ja falei, entao, nao confundam com: mal humor, tristeza, desanimo, agressividade, e até depressao. (TPM eu ja expliquei, né?)
pessoas e formiguinhas, voces devem ser fortes. e quando achar que "deu", nao esqueçam os famosos 30%, que pra mim ja ta nos 60% (to quase me tornando narcisista, por causa de voces, rs). mas infelizmente, a realidade, dolorosa, é essa! sabem, eu corro todo dia (porque alem de inteligente, eu tambem sou gostosa, BRINCADEIRINHA), e entre um bebedouro e outro, há no minimo 1km de distancia. isso nao é nada? meu fí, vai correr sob um sol do meio-dia, 35º, 20% de umidade, e magra, pra nao dizer outra coisa. meu ritmo normal sao 4 km em 25 min. variando entre corrida e trotes, porque eu nao quero emagrecer, eu quero ser saudavel e manter o corpinho de 20, tendo 31! as vezes, eu estaciono no lugar errado, e quando eu to nos 3,5 km esta vossa blogueira, percebe que estacionou os poneis malditos, no circuito de 6km. ja élvis. vai ter que chegar la. só que a sede vai dominando, e eu acho que é melhor passear do que correr... mas a parte esperta do meu big cérebro, me manda colocar uma musica que me de vontade de dançar, e eu vou firme e forte. só que o corpo esta quase fundindo o cerebro de sede. dai eu dou um olhar 43, e vejo o oasis! mai falta um bucadinho pra eu chegar no bendito bebedouro. entao eu aumento o som, coloco a musica we are the champion, e corro. eu posso. eu tenho que chegar la. e depressa. e foda-se se eu to cansada. falta UM POUCÃO, mas eu miro e digo, vou chegar,DJ! e chego... e tomo quase toda agua do parque. mas eu cheguei. sabe aquele mero: ta no inferno, abraça o capeta; ou: o que é um pum pra quem ta cagado! ele funciona viu. eu penso, só mais um pouquinho, to quase chegando, e só penso nisso e naquele bebedouro! e chego, caralho! é uma metafora? parabens para quem sacou isso! but, eu tenho a opçao de ir calmamente até la, usando o restinho da gasolina pra chegar no posto. ou sentar, e alguem vai perguntar se eu to passando mal, eu digo que to (e to mesmo), e vai aparecer muita agua geladinha pra moi!
ahahaha, pela primeira vez o tempo nao foi meu oponente. mas a distancia. sim. o caminho, aquele trecho até o final, é um tremendo filho da puta que se formou onde o Tempo é reitor!
o que eu quero dizer afinal: voce sempre vai ter NO MINIMO 2 opções. se voce for esperto, saberá transforma-la em 4. mas se voce for covarde, 4 é muita coisa pra voce decidir. é melhor ter só duas alternativas: caga ou sai da moita!
entao tipo assim cara, tu nao é obrigado a sofrer, e pior ainda, fazer pessoas inocentes, sofrerem com voce (foi uma direta para alguns apelos que eu li).
MAS DESISTIR? desistir de alguem que voce ama, porque ela tem esse pequeno defeito. Quer algo pior do que voce se envolver muito com uma pessoa, e essa pessoa por voce, e voces poderiam ter tudo, se amando incondicionalmente (Rolling in the deep- Adele), mas dai surge um detalhe que a mesma Adele começa a canção Someone like you: é casado(a)!
e ai? dá pra desfazer? dá pra voltar na loja e dizer que veio com defeito de fabrica? nao, né? entao, ce fica ouvindo Adele e com uma garrafa ao lado, chorando e pesando: vale a pena continuar? até tentar, se os dois estao apaixonados? ou é imoral, ilegal e papai do céu nao acha isso bonito! mas na minha religiao, ha varias explicaçoes que te levam a uma unica decisão. só que ai sao outras quinhentas palavras no proximo post!
O que eu posso dizer para voces, amados leitores e formiguinhas (quem sabe a menina do canada segue este vosso blog!), é: tentem chegar até o bebedouro pelo caminho errado. se voce for determinado suficiente para matar sua sede, voce me conta, que eu lhe darei as proximas instrunçoes!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

explicando os atos que nao sao meus


bom, vamos direto ao que interessa: eu tive um surto. e nao foi pequeno, fez estragos, e claro: eu só me lembro porque me falaram ou eu deixei escrito pra ver o que eu fiz.
Muita gente chega aqui atraves das palavrinhas "Boderline" ou "Histrionica".
há tempos que eu estava evitando o assunto, e mesmo me desligando. mas esta blogueira nao pode fugir de algo nato. e pedir desculpas é muito facil. se arrepender? te garanto que eu, e qualquer outro que tenha Transtorno de Personalidade Boderline ou "Limitrofe", se arrependem. Histronica eu nao sei. mas dizem que é muito comum uma estar ligada à outra.
Como eu ja disse, é genetico, mas costuma se manifestar aos 20 anos em frente. não é como o DDA que eu tomo a ritalina e meu dia é normal, igual a todos, porque eu nao tenho deficit de atençao, nem fico hiperativa. um pouquinho mais inteligente, talvez. rs. brincadeira. é uma disfunçao nas sinapses, é HEREDITÁRIA nao maioria dos casos. na minha familia, eu herdei nao somente a cor de pele morena, e o tipo sanguineo, mas o DDA. e passei todas pro meu filho. ja minhas irmãs sao muito brancas, tipo sanguineo da nossa mae e sao inteligentes por natureza, rs. fora isso, sou o clone da minha mae. é fato e notório. Boderline é patologico. uma pré disposiçao genética, que é "acionada" geralmente por fatos traumatizantes durante a infancia. infancia até uns 5 ou 6 anos, tá? eu acredito que achei "meu ponto de gatilho" quando eu tinha 5 anos. mas mantive "no porão" durante a adolescencia, pelos memos fatores que desencadearam esse transtorno que tem pré disposiçao genética (tipo, minha mae se neurótica e meu pai narcisista. to só dando exemplos de outros transtornos). pode nunca acontecer. pode acontecer na fase adulta, mais comum.
tá. voces me perguntam muito "como lidar", como "conviver", e etc. realmente de todos os transtorno de personalidade e até de qualquer doença do CID 10. 60, é a mais devastadora, e dificil tratamento, beirando a impossibilidade de cura. mas mantendo estavel e com qualidade de vida, se bem medicado e com terapia continua.
no meu caso a minha querida Empregadora nao quer mais cobrir atendimento psicologico, mesmo levando tres laudos: psiquiatrico, clinico e neurologico. na hora que o cidadão comete suicidio, com exito, a culpa é dele mesmo, porque ninguem tem que arcar com uma doença sem cura e patologica, e o coitado que esta no umbral, que se vire nos 30 para não diminuir o numero da populaçao! Eu que o diga...
entao a grande caracterisca que acomete 2% da populaçao é a agressividade e o medo do abandono. havendo comorbidades, pode ja pegar a ficha pra fila do Umbral. O que é pior pra mim? nao lembrar dos atos de agressividade. porque desculpas e justificativas nao cobrem os que fizemos. é horrivel escultar de alguem que voce ama: to chateado, to com raiva, nao quero mais papo com voce, porque voce me tratou assim, agiu assado, e fez  isso! nossa, dói. é nessas horas que entra o psicologo, acrescenta um S.O.S. na medicaçao, e no meu caso, se apega na fé e nos seus conhecimentos psicologicos e psiquiatricos pra nao ser a próxima senha. Voce ouve: a flexa lançada e a palavra dita, não tem como voltar. é nao tem mesmo.
Quem quer conviver com esse tipo de pessoa? Só os laboratórios de medicaçao!
but, há um porém... estaveis, e muito tempo estaveis, somos adoraveis. a bondade em pessoa. o ser-humano mais meigo, autruista, e engraçado. somos mesmo. que Deus nos conservem bons meses assim. porque o surto nao dura mais que dois dias, mas ressalto: as consequencias são e ficam nas pessoas que estavam por perto, pelo resto da vida, meu caro amigo. ta pensando que pedir perdao de joelho em cima do milho, ou ocupar uma vaga na UTI vai fazer o infeliz que estava por perto esquecer o que voce, alias, seu outro voce, aprontou? necas. brigas, xingamentos, grosserias, ameaças, e coisas muito piores que deixam uma imagem totalmente distorcida de voce, forever. basta uma unica vez! a pessoa mais amada do mundo e das formiguinhas, menos da menina do canada, agora, é um perigo para a sociedade e a integridade fisica e moral das pessoas que mais queremos bem.
é foda? é... tem como evitar? nao... mas pode passar muito tempo sem um surto, ou enfiar uma faca na mao, como eu fiz e minha cicatriz nao me deixa esconder, para descontar em si e nao nos outros. te garanto que dói pra carvalho, viu. É PRA ENFIAR A FACA NA MAO, SEU JEGUE, NAO É PRA TENTAR SE MATAR! até porque, te garanto que dar uns pontinhos é bem melhor do que 4 dias na UTI.
Agora eu respondo a pergunta que nao quer calar: O QUE EU FAÇO NESSA HORA? (voce que tá de fora, sofrendo se ama, assustado se apenas gosta). POR MAIS DIFICIL QUE SEJA, E PARA O BEM DO SEU RELACIONAMENTO E DA IMAGEM QUE VOCE TEM PELO SURTADO: DEIXE. DEIXE-O SOZINHO. O MAXIMO QUE VAI ACONTECER É ELE METER A FACA NA MAO. MAS POR GARANTIA, TRANQUE AS JANELAS, ESCONDA QUALQUER TIPO DE COISA QUE PODE LEVAR O DOIDO A TENTAR ENTRAR NO UMBRAL.
se voce tem um amigo(a), e gosta muito dele(a), ignore. ignore se ele te escrever, alias nem leia, porque o surtado(a) vai pegar pesado. nao lhe ajude a fazer uma merda: nao de bebida alcoolica e se ele beber, fuja. saia rapidin de perto, ou voce sera a próxima vitima. se entrar numa crise de choro, ai sim, acolha, de carinho, simplesmente abrace, mas nao teenta falar nem de formiguinhas, que o surtado tem 101% de chance de perder voce como amigo ou amor da vida deste azarento.
nao se desespere, e tente ligar pro psiquiatra, ou SAMU, mas as vezes vale a pena ligar pro psicologo SE ELE TIVER UMA EXCELENTE RELAÇAO COM O DITO CUJO, caso contrario, voce esta alimento o bichinho que ta dentro da cabeça do seu amado Boderline! coisa linda! nos somos pessoas de muito carater, convicçoes e valores morais. só que as vezes,assim de vez  quando... a gente vira uma mistura de Hulk e tazmania!
conselho de uma boderline que esta há meses estabilizada e teve um surto por causa de um concurso: IGNOREM! por favor, nos ignorem. responda numa boa, mas se tentarmos se aproximar, inventem uma desculpa CONVINCENTE, por favor, nao desprezem nossa inteligencia. tirem qualquer tipo de objeto que possa colaborar com um velório, e... simplesmente me abraçe...(se eu ficar louco, subitamente se afaste...)
Uma dica: um bom filme é GAROTA INTERROMPIDA. dá uma boa idéia do quanto sofremos, por pagar o preço de machucar ou perder quem amamos!
assim, eu saio de cena, e deixo um pedido de desculpas, à todos que eu atingi, neste surto. não vai resolver muita coisa, mas pelo menos voces tem idéia, que sofremos tambem!


Sutilmente
Skank

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Há sempre um pouco de loucura no amor, mas há sempre um pouco de razão na loucura."*

Demorei talvez a vida toda para entender o que havia de errado comigo. eu sempre fui uma boa pessoa. com seus defeitos claro: preguiçosa, as vezes egoista, cabeça dura, nunca terminando o que começo, impulsiva, ciumenta, chorona, dramatica, rebelde... acho que todos nós temos varios defeitos que se sobressaem dependendo da sua intensidade. Mas sou considerada uma pessoa boa, de boa indole, bom carater, fiel, humana, autrista, engraçada, muito inteligente... qualidades que todos temos da mesma forma, e se manifestam do mesmo jeito.
Mas desde pequena eu era diferente. Eu sofri demais. E busquei no esspiritismo resignaçao. Eu sofri violencia domestica quando criança, solidao, desprezo, mal trato psicologico, engravidei e fui mae solteira, mas nao como meus pais gostariam que eu fosse, e assim nao pude ser mae, aguentei a barra da morte do meu vô, a doença que definha minha vó, a ausencia de afeto materno, a diferença de aproximaçao das minhas irmas, culpa, loucura, abortos...
eu larguei tudo que eu comecei, literalmente até hoje. isso é a grande tristeza da minha avó. mas eu vou entregar pra ela o diploma de administraçao da unb no fim do ano, e em 2013 meu mestrado e meu consultorio.
abandonei o que mais amava: medicina. muito conhecimento, sem poder ser usufruido. que tipo de medica nao luta pra ser uma medica? porque nao aceitei ano passado a bolsa na faculdade em recife? porque nao continuei me esforçando pra fincar na unb? porque desisti inumeras vezes de ser assiste-social médica?
nao posso dizer: eu formei ou vou formar em medicina e ser neurologista, como sempre quis, antes de almejar geneticista. sim, minha avó sofre. eu sofro. e por isso, por saber que meu lugar é dentro do hospital, curando doentes, segui a psicologia clinica. e vou conseguir, espero.
"Segundo Marco Aurélio Baggio, quem melhor descreve o Ego desses pacientes, os Borderlines são pouco capazes de se empenharem numa tarefa com persistência e acuidade. Desistem do esforço e circulam em torno daquilo que é preciso fazer mas não fazem." apud site PsiqWeb.
Hoje estou me sentindo muito triste. De que adianta ser TAO INTELIGENTE, saber sobre tudo, estudar tanto, ser praticamente uma bacharel em direito, em medicina, em administraçao, em filosofia, se nada me completa? Oque eu sinto é um enorme vazio, repleto de tristeza, sem espaço pra sonhos.
"Você sempre sente que não está alcançando todo o seu potencial ? Pois saiba que esse é um sentimento comum entre adultos com TDAH. Apesar de muitos adultos com TDAH apresentarem inteligência acima da média,eles podem sentir que não conseguiram alcançar o desejado sucesso em termos acadêmicos e ou profissionais. Muitas outras dificuldades são reportadas no campo dos relacionamentos pessoais." apud site pt.shvoong.com.
"A propósito, um dos pontos que mais geram discussão entre os psiquiatras é a possibilidade de o TDAH ter efeitos colaterais “positivos”. Ainda hoje, há quem garanta que as pessoas afetadas pelo distúrbio são geralmente inteligentes e muito, muito criativas. A tese é de que o turbilhão que a todo momento passa por suas cabeças poderia facilitar, por exemplo, a livre associação de idéias – requisito típico dos processos criativos e reuniões de brainstorming.- Com freqüência, demonstram ter uma inteligência acima da média" apud site tdah.org.br
Nada disso me importa agora. só a tristeza que estou sentindo. um vazio tao grande e uma solidao que se recusa a ter compania. apenas meu travesseiro. me abraço com ele e choro. por que? por que? nao quero falar com ninguem, nao quero comer, estou farta de tomar remedios, e de nao correr atras dos meus objetivos. de amar e nao ser amado. de ser amado e nao correponder. sinto uma vontade incrivel de me ferir. me punir. me castigar. por ser uma menina má.
"O paciente Borderline freqüentemente se queixa de sentimentos crônicos de vazio. Há sempre uma propensão a se envolver em relaciona-mentos intensos mas instáveis, os quais podem causar nessas pessoas, repetidas crises emocionais. A CID.10 diz ainda que esses pacientes se esforçam excessivamente para evitar o abandono, podendo haver quanto a isso, uma série de ameaças de suicídio ou atos de auto-lesão.O suicídio completado costuma ocorrer em 8 a 10% desses indivíduos impulsivos, e os atos de auto-mutilação também impulsivos, como por exemplo, cortes ou queimaduras também são comuns.Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline se esforçam freneticamente para evitarem um abandono, seja um abandono real ou imaginado. A perspectiva da separação, perda ou rejeição podem ocasionar profundas alterações na auto-imagem, afeto, cognição e no comportamento. O Borderline vive exigindo apoio, afeto e amor continuadamente. Sem isso, aflora o temor à solidão ou a incapacidade de ficar só, em presença de si mesmo." apud site PsiqWeb.
Se pra mim já é dificil aguentar ser assim, imagina pra quem convive comigo. eu definitivamente sou um monstro. Eu faço minha vó sofrer porque estou doente, eu magoo e maltrato meus amigo, com minha ira, eu afasto as pessoas que eu amo. Eu tenho que lidar com o preconceito. Quanto preconceito!!! quanta falta de informaçao! quanta ignorancia!! As vezes acho que é o preconceito que vai levar-me ao fim da vida. As pessoas sao extremamente más. Somos loucos, insanos, psicopatas, suicidas, somos pessoas que nao merecem viver entre amigos, porque nao somos amigos, somos doentes... Quando cai a ficha de quão ruim eu sou, nem tenho vontade de chorar. me acharia dramatica, forçando a dó das pessoas. Porque eu deixei minha vida desandar depois do assedio moral na CEF? porque eles me deixaram tanto tempo num hospital psiquiatrico? porque permitiram que me dessem tantos remedios? porque nao salvaram meu bebezinho? porque depois disso tudo, eu nunca mais tirei um SS na faculdade? porque a vida se arrasta, e me trucida com as lembranças de ser mandada numa camisa de força, de ser amarrada, de ser dopada, de ser humilhada, de ser carente, de ter medo, da dor, do desespero, da solidão, da loucura e da sanidade, da luta dia apos dia pra resgatar algo que nao sou e nunca vou ser? Senhor, toda fé que me resta, deposito em Suas Mãos, porque em mim, ja nao existe credibilidade.
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." (Nietzsche)*


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Depressao, Bipolar e Boderline - respondendo ao leitor

Bom dia genten,
sabe... eu hoje consegui dormir ate as 8 da manha. fiquei tao feliz. eu dormi com minha avó. deve ter sido por isso... to sem tv né? a macumba ta tao forte que depois do laptop, a tv queimou.
Mas terça e quarta foram dias de muito cansaço e por isso nao postei. terça, foi um dia muito foda. eu ja acordei nervosa porque ia pegar o resultado do espect. cheguei no estacionamento da clinica, o carro da frente parou para duas pessoas entrarem, e o tiozinho que estava estacionado perpendicular cismou de sair naquele exato minuto. agora imaginem a cena: um carro que esta parado atras da vaga, e nao pode seguir em frente porque o motorista do carro da vaga, queria tirar o dele. nao havia como o carro da frente voltar, a fila de carros estava enorme. e o tiozinho nao deixava o carro de tras passar pra ele conseguir sair da vaga. voces tao conseguindo visualizar? eu estava puta da vida. desci do carro descalça, fui no carro do tiozinho, e mandei ele entrar na vaga dele, e esperar o carro de tras sair. MAS COMO AS PESSOAS SAO BURRAS, COMPLICADAS! dai ele entrou na vaga dele e o carro de tras pode sair. e eu acelerei e sai tambem antes dele me travar. eu parei o carro, tirei o som, procurei o celular, e quando eu desci pra entrar no prédio, O TIOZINHO AINDA ESTAVA TENTANDO TIRAR O BENDITO CARRO!  eu quase perguntei se ele queria que eu tirasse!!!
Bom amados seguidores fieis a este blog. A vossa escritora blogueira, esta SEVERAMENTE doente, usando as palavras do exame. por tras dessa pessoa que conversa besteiras e tentra trazer um pouco de bom humor e consolo para depressivos, bipolares e boderlines, existe um cerebro destruido. segue:
METODOLOGIA:


imagens tomograficas nucleares (SPECT) da perfusão com ECD 99m .



DESCRIÇAO:

os cortes tomograficos, mais reconstruçoes internas e 3D mostram:

-SEVERA HIPORFUSÃO DOS FRONTAIS NOS DOIS HEMISFERIOS. (associado à Sindrome Depressiva)

-moderada hiporfusao nos hemisferios esquerdo e leve no direito. (predispoe a alteraçoes de memoria; medo; pensamentos tristes; ansiedade e cefaléias sem causas claras; percepcoes anormais; desligamentoerfusão; sensibilidade a coisas superficiais, pequenas ausencioas; confusão; agreçao interna e externa e instabilidade emocional.

-ativaçao dos ganglios da base (Ansiedade Aguda)



Conclusoes:

- EXAME DA PERFUSÃO ALTERADO

-SEVERA HIPORFUSAO DOS FRONTAIS DOS DOIS HEMISFERIOS

-ativaçao dos gaglios da base

-CORRELACIONADAS COM DEPRESSAO SEVERA



Obs: Piora do quadro depressivo deem relaçao ao exame de 04/06/2010



ass Dr Octavio Lignelli

Médico Nuclear
 
sabe, eu fui buscar conforto na minha familia, mas... só vou dizer resumindo, que nao aconteceu isso. tirando minha avó e meu pai. Querem me interditar! minhas duas amadas irmas e minha mãezinha devota. Meu pai ja deu a palavra final:NUNCA. minha psiquiatra disse que teriam que arrumar outro medico que fizesse tal relatório, que nem casando ela me interdita, rs. É muito triste voce ter uma doença comprovada por um exame avançado, exibindo imagens do seu estado neurologico e emocional, mas nao ter o carinho da familia. Eu amo muito minhas irmas, mas sinto lascadamente que nao seja reciproco. Isso acontece com a maioria de nós. Uns por nao sentirem prazer em viver, outros por serem instaveis, outros, como eu, boderline, por sermos inseguros e impulsivos. Eu adoro muito conversar com uma pessoa que me cativou de verdade. Mas essa pessoa nao mora em brasilia, entao conversamos por msn. Eu tive a proeza de chorar todas as vezes que ligava a cam. assim como, falar coisas estupidas e sentir insegurança, raiva, medo, um misto de sentimentos que mudam muito rapido, dependendo unicamente do que ele disser. Eu acredito, que pessoas com trastorno de personalidade boderline (nao sei os depressivos e bipolares), mas nós nao temos um humor definido, tipo uma personalidade mesmo, afinal temos um "transtorno" com relaçao a nossa personalidade. ela é um reflexo de uma conversa, uma situaçao, uma pessoa. parece que nossa mente é um grande apartamento onde nó vamos colocando os moveis, que seriam as pessoas. entao se um movel quebra, some, atrapalha sua passagem, nós "pegamos o movel-pessoa" e fazemos o que tivermos vontade naquele momento. se o movel some, nós sofremos, pois o lugar vai ficar vazio ate acharmos outro. tipo o que aconteceu com minha tv. ela queimou no meio do dvd que eu tava assistindo, do nada, acabou a imagem. entao, como só durmo com a tv ligada fiquei chateada, mas providenciei outra melhor e enquanto ela nao chega eu fui dormir no quarto da minha avó que tem uma bela tv. é assim, as pessoas somem da nossa vida, nós ficamos chateadas, nao aceitamos bem ter que ocupar aquele vazio, e ainda temos que esperar sem poder fazer nada ate que uma outra pessoa chegue pra fazer a funçao da que nos deixou: a melhor amiga, o namorado, emprego, formigas... voces acham que eu ia esquecer as pobres formiguinhas?
Tipo, eu to mexida com varias coisas, mas eu tento ser um exemplo de força, coragem e vencedora.
Algum tempo atras eu decidi escrever mais futilidades pra alegrar um pouco a vida dos seguidores do NUNCA DUVIDEI. mas acho que chega um momento em que todo mundo tem que pedir ajuda ou ser ajudado, pois nosso destino ja é muito cruel, nada, nada, é tao doloroso como machucar as pesssoas que mais amamos. Nao somos apegados a bens materiais, no entanto diversamente somos muito apegados as pessoas. é aquela historia do Ronaldo e seu hotel: o coraçao partido. voces lembram? minhas amigas em Recife me chamam de Ronalda. Acho que somos varias e varios ronaldos. hoje eu termino com esse video.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Amélia nao tinha menor vaidade






Khasta! no vocabulario dos arabes, quer dizer cansada, no sentido literal de estar sofrendo. (O caçador de Pipas). Eu tenho tido algumas crises de choro, porque ando muito decepcionada com minha familia, e pior: desconto tudo no meu filho. Isso é cruel. Ser boderline é cruel.  alem de machucarmos as pessoas que mais amamos, temos PAVOR de se apegar emocionalmente em um relacionamento. Ontem eu assisti o filme: A Órfã. apesar de seguir o cliche dos filmes americanos que foram inaugurados com o classico: A MAO QUE BALANÇA O BERÇO, o filme tem um "que" de sexto sentido ou os outros. bem, é só um "quezinho", rs.
Cada dia que passa eu me convenço mais que nao vou namorar, noivar e casar. Eu teria que ser "agressiva" como pontuou meu psic. E eu vou buscar essa agressividade para brigar com a UNB, passar no concurso que eu quero, transformar meu projeto voluntariao numa ONG apesenando ele à deputados da camara do DF, ser menos sensivel, e me confirmar que eu sou a resolve tudo e nao posso contar com ninguem na hora de resolver meus problemas.
Alias... olha, sinceramente, todo blog conceituado, filtra os comentarios ou nao aceita anonimo. estou relutando contra isso. mas po...ja é covarde, porque nao assina, e ainda por cima escreve errado?

Minha avó sofreu uma queda de terça pra quinta. quando eu cheguei em casa, ela chorava de dor. se nao fosse o Xande, ela estaria caida no banheiro ate nao sei quando. Usei meus conhecimentos basicos de medicina. fiz uma anamnese, procurei fraturas apesar da dor insulportavel que ela tava sentindo, e conclui que a pancada tinha atingido apenas o musculo. estava contundida. gelo, um remedio mais forte pra dor e um relaxante muscular fizeram com que em 1 hora e meia ela ja estivesse de pé. Ela achava que nunca mais iria andar. porem, como toda lesao no musculo, dói quando o efeito dos remedios passam. Entao, hoje liguei pros hospitais particulares, ela nao tem convenio, pesquisei preço e procedimentos, e levei à um hospital particular. na hora da anamnese, o Dr. confirmou meu diagnostico, manteve os remedios que eu estava dando, e pediu dois raios x pra nao ficar com peso na consciência ( e eu tambem, rs). ele viu o de sempre: artrose,lordose e osteoporose. mas nenhum sinal de fratura. É muitooooooooo foda as pessoas, principalmente medicos amigos, nao confiarem no meu diagnostico e da minha medicação. mas tudo bem, mais um tapa de luva neles.]
é isso leitores. até que ponto, nós conseguimos manter a personalidade, e nao explodir em outra?
Ah, no proximo poste eu vou falar mal dos homens, ihihihihi. nao sao todos, mas eu to cercada de filhos da puta, de quem nao quer nada serio, e cansei tambem de me divertir com os errados.

sábado, 4 de abril de 2009

CID -1O:Transtorno de personalidade boderline.


POST RETIRADO DO MEU OUTRO BLOG, a respeito da personalidade boderline. explicando um pouco melhor o que é!

Hoje eu li uma reportagem muito interessante na revista VIVA SAÚDE - edição 22, fevereiro 2008

Ela fala sobre o transtorno de personalidade boderline. Bem Há muitos, minha psiquiatra que mais ficou comigo, dizia sempre: voce não é bipolar, voce tem transtorno de personalidade. Esse tipo de doença psiquiatrica é muito pior do que o Disturbio Bipolar de Humor, pois não há um tratamento correto, muito menos cura. Meu ultimo diagnostico psiquiatrico tambem mudou o cid de trantorno afetivo bipolar, para transtorno de personalidade. Pra arrematar, meu psicologo ainda deu exemplos de varios transtornos de personalidade, o mais famoso deles é o boderline. Já passei por esse diagnóstico mais especifico, e achei muito, mas muito explicativa a matéria sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns trechos tirados na integra.

Na fronteira da insanidade
O indivíduo não é neurótico e nem psicótico, mas vive em uma linha sutil entre esses dois estados e a normalidade. Freqüentemente é confundido com o depressivo, mas na verdade sofre de transtorno de personalidade borderline.
É provável que você conheça uma pessoa assim: parece bem, estuda ou trabalha, é produtiva e bem relacionada, sai à noite, bebe demais, causa confusões - embriagada ou não. Um indivíduo que age normalmente a maior parte do tempo, até de repente ter um senhor ataque e brigar com meio mundo, com extrema ferocidade. Ou que trabalha com ótima performance até ter impulsos irresistíveis e fazer várias besteiras - e achar que está certo.
Mas um detalhe chama a atenção: essa pessoa irrita-se com mais facilidade que o normal e sai de seus ataques de cólera como se nada houvesse acontecido e nem entende por que o outro ficou magoado, como se tivesse dificuldade em apreender a realidade. Pois existe uma dificuldade mesmo, já que sofre de uma doença - o transtorno de personalidade borderline. "Esse paciente não é psicótico nem neurótico, mas tem características de neurose e psicose," explica o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "E todo mundo (inclusive ele mesmo) acha que esse é apenas o seu jeito de ser. Só que é um jeito de adoecer.Não há estatísticas sobre sua incidência, mas o psicanalista Mauro Hegenberg, em seu livro Borderline (editora Casa do Psicólogo), coloca que, segundo os tratados de psiquiatria, ele ocorre em 2% da população em geral - e atinge três vezes mais as mulheres.
Segundo o DSM-IV (sigla em inglês correspondente a Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais), o problema começa a se manifestar no início da idade adulta e pode ser indicado por cinco (ou mais) dos seguintes sintomas:
1. Esforços frenéticos para evitar o abandono, real ou imaginado.
2. Padrão de relações interpessoais intensas e estáveis, que é caracterizado por alternância extrema entre a idealização e a desvalorização.
3. Perturbação da identidade: existe uma instabilidade persistente e marcada da auto-imagem ou do sentimento do próprio indivíduo.
4. Impulsividade pelo menos em duas áreas que são potencialmente autolesivas - gastos, sexo, abuso de substâncias tóxicas, dirigir perigosamente, voracidade alimentar.
5. Gestos ou ameaças recorrentes de suicídio ou comportamento automutilante, ferindo-se.
6. Instabilidade afetiva marcada por variação de humor, como episódios intensos de disforia, irritabilidade ou ansiedade, que tê.m duração de poucas horas até alguns dias.
7. Sentimento crônico de vazio.
8. Raiva exagerada e inapropriada, ou dificuldade de a controlar.
9. Concepção paranóide transitória reagente ao estresse ou sintomas dissociativos em nível grave.
Alguns borderlines ameaçam cometer suicídio, enquanto outros se machucam com freqüência, cortando-se ou queimando-se. "Na maioria das vezes, eles não querem se matar e sim sentir uma dor física mais intensa que a dor psíquica, o que lhes traz um certo alívio", explica Vanda Di Iório. "É por isso também que o doente se acalma quando entra em uma briga violenta em família: depois da discussão todos ficam mal, mas ele, como descarregou sua tensão, age como se nada de importante tivesse acontecido - e espera o mesmo comportamento dos demais", completa a psicóloga. O indivíduo não possui uma identidade definida: não sabe direito quem é, o que quer, quais são seus valores preferenciais. Tem dificuldade - real - de avaliar as conseqüências de seus atos e de aprender com a experiência, e assim segue repetindo os mesmos erros (e ninguém entende por quê). Ou seja, o borderline sofre e faz sofrer. Os que o cercam se cansam e se afastam porque ele é imprevisível e muito exigente. E aí acontece justamente o que o mais teme - ser abandonado.
Todos precisam de ajuda
O tratamento de borderline leva vários anos e deve ser feito por uma equipe multidisciplinar bem integrada: um psicoterapeuta, um psiquiatra e um terapeuta de família. O doente precisa de medicação, por isso o apoio do psiquiatra é imprescindível - em diversos casos ele medica e também atende o indivíduo. Os remédios utilizados são os estabilizadores de humor e também os inibidores de recaptação de serotonina e medicamentos que agem na noradrenalina e na dopamina, diminuindo a ansiedade e a impulsividade e melhorando a persistência.

Como tudo começa
O transtorno se forma provavelmente a partir da combinação de três fatores: a própria constituição da pessoa, a dinâmica familiar e o meio social. Segundo a psicóloga Vanda Di Iório, algumas crianças exigem muita atenção por parte de seus cuidadores, que podem não estar preparados para tal demanda e responder de forma insatisfatória a essa vulnerabilidade do bebê.

Esse desencontro pode desencadear níveis primários e altos de insatisfação antes que o indivíduo tenha desenvolvido um aparelho psíquico para tolerar seus impulsos agressivos, o que gera os sentimentos paradoxais sempre presentes no borderline: raiva, agressão e medo de abandono. "O doente quer ser livre para fazer o que tem vontade, ao mesmo tempo em que deseja ser cuidado e protegido. Esse conflito aparece desde cedo e é reforçado pela ambivalência familiar, que dessa forma não é capaz de ajudar a criança a desenvolver habilidades para regular a experiência e a expressão de seus afetos.

Essa interação inadequada ao longo dos anos cria seqüelas que interferem de forma distorcida na percepção de si e do mundo. E como ela se organiza emocionalmente em função dessas percepções, dá para entender por que cresce tão confusa", explica a especialista. O distúrbio pode dar os primeiros sinais na adolescência, mas é bem difícil distingui-lo, já que o próprio adolescente é rebelde e vive uma crise-limite, muitas vezes com comportamento 'auto-destrutivo'. Em geral o diagnóstico é feito a partir dos 20 anos ou bem mais tarde.

Bom, aí esta a reportagem, muito boa por sinal, que eu resolvi reproduzir aqui. Achei muito explicativa, principalmente a parte que coloca o sofrimento e o não entendimento da família.
Acho que expor o sofrimento de quem, como eu tem esse tipo de doença é muito util. O preconceito que vive uma pessoa que é portadora de qualquer doença psíquica é estrondoso. Somos marcados pelo resto da vida como: pessoas loucas, pessoas que surtam a qualquer tempo, pessoas que vivem de remédios, pessoas "coitadinhas".

Mas ninguém pode imaginar a dor que é a idéia fixa de suicídio, quando ela surge bruscamente do nada. Eu como espírita, confesso o grande medo que tenho. Medo de um dia conseguir o que algumas vezes eu tentei, sem estar no meu juízo perfeito, porque acho que a vida é maravilhosa, e eu me orgulho muito das minhas qualidades, enquanto adotei a filosofia de vida de tentar mudar meus defeitos. Não é fácil, mas é necessário para nosso crescimento enquanto ser-humano.

As vezes penso que esta escrito na minha testa: voce é uma doente-suicida. E nao sou. Na verdade lutar contra isso é o que mais eu tenho feito nos ultimos 7 anos da minha vida. E apesar de sermos, segundo a estatística mostrada na matéria da revista, apenas 2%, somos parte de um contingente de pessoas que sofrem durante anos com diagnósticos errados, e a falta de informação aos nossos familiares e amigos.

É de suma importância que esse tipo de informação seja divulgado. Mesmo pelos que sofrem de qualquer outra patologia psiquiátrica. Quando eu estava no auge da anorexia, descobri que esta é a doença psiquiátrica que mais mata no mundo. Eu nao duvido disso, pois pra mim não comer era uma firma inconsciente e legal (no sentido jurídico e social) de me matar. Acho que essa reportagem explica porque eu boicotava meu próprio corpo, minha saúde, e sofria com fraquezas até a desnutrição e a hospitalização.

Então, senhoras e senhores, antes de abandonar uma pessoa querida, por achar que ela tem um "gênio forte", procurem saber de um especialista até onde vai a personalidade de uma pessoa, ou se ela sofre de algum distúrbio de sua personalidade. Não temos culpa dessa doença, mas somos responsáveis pelos nossos atos, mesmo estando doente. Só é preciso que as pessoas que amamos saibam o que acontece dentro de um cérebro como o nosso.