quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

20 anos sem saber que...


Quando eu era criança, nós tres (eu, renata e duda) tinhamos personalidades completamente diferentes e conviviamos 12 horas do nosso dia juntos. Explico. Eramos vizinhos. Duda morava no sétimo andar, renata em cima, e eu em cima de renata. na verdade, ainda tem Tete e Pauluca. eles sim, quer dizer, os avós deles moravam no mesmo predio que eu e renata no setimo andar. e Duda morava no predio ao lado.

Cheguei no edificio Ana Celina, na avenida Boa Viagem- Recife, aos 7 anos. renata tinha 6, e duda 8. Eu era muito, esquisita... ficava pensando coisas mirabolantes e tinha pressentimentos, a achava que faziam contatos de outro lado comigo... e implicante. eu era do contra. quando todo mundo combinava uma coisa eu ficava calada, na hora final eu dizia que nao! e como eramos uma turma, la iam todos tentar contornar a situaçao...mas jamais me excluir ou deixar de brincarmos.

Duda era introspectivo e cibernetico. estava sempre na frente de todo mundo. tinha todos os video games, filmadora, e aparelhos de informatica. ele bolava as coisas que eu e renata iriamos fazer...tinha tudo na cabeça. nos desenhava, nos filmava, nos dirigia, e é claro.... sempre fazia nossas vontades mesmo sem querer.... porque Duda nunca queria sair de casa! mas nós, suas meninas, dependiamos dele.... Ele era aquele que estava tranquilamente em casa, quando uma de nós apareciamos sem nada pra fazer e passavamos a tarde enchendo o saco!!!

Renata, era a sensata, a crítica, e a controladora. Ela organizava. ela dava as ideias. ela que fazia os programas, e diziam quando iamos ao shopping, ao cinema, viajar pra casa dela em serrambi(todos nós iamos com a mae dela), do que iamos brincar, que horas iamos descer, etc...

bem...no final...tudo se ajeitava...

eu acordava, e ia pra escola com renata. ia pro ballet com renata. DETALHE MUITO IMPORTANTE:eu era um completo desastre no ballet....uma minhoca. nao tinha postura. nao tinha rigidez....era muito flexivel, e só fazia rebolar....foram anos frustrantes... algumas decadas depois descobri que sou uma sambista de primeira, e minha amiga renata se tornou professora de ballet!

de noite descíamos. eu e duda faziamos reforço com a mesma professora. e quando um de nós viajava, havia um grande vazio na nossa vida....

quando nao tinhamos o que fazer, desciamos e ficavamos no predio brincando assim: cada um escolhia a cor de um carro. e quem conseguisse contar 10 carros que passassem daquela cor primeiro ganhava! era uma brincadeira que a gente adorava...

esconde-esconde, pega bandeira, gato-mia, mas eu odiava queimado....pq eu sempre levava bombaço.... era fogo! ainda bem que eu corria e me abaixava...ja tinha muita flexibilidade.

um dia, renata inventou de comprar uma bola de volei...nao foi só uma bola de volei... bola, rede, tudo! e na frente do nosso predio era um ponto de volei...igual no rio tem esses pontos de fut-volei. iamos de noite, obviamente, depois das tarefas e jantados, com a Silvia, empregada que trabalhava na casa de renata e é ate hj um anjo da guarda pra todos nós....

nao preciso nem dizer a desgraça que era... eu e duda inventavamos de tudo pra nao jogar (eu pq tinha pavor da bola vindo na minha direçao com aquela velocidade) e Duda, pq nao gostava de esporte e ponto. Renata e Tete explodiam de raiva quando eu torcia o pé, entrava areia no olho de duda, ou a gente simulava uma briga... entao adoravamos as sextas, quando Pauluca e Patrick podiam ir e nós dois ficavamos sentados na beira da praia comentando sobre nossos defeitos.... NÓS TINHAMOS 9 ANOS DE IDADE!!!!! mas ficavamos falando um pro outro o que a gente tinha de ruim e podia tentar melhorar... e claro...fofocava né?

tudo isso...durante vinte anos. desde 1987 continuamos sendo assim. e nos amamos cada dia mais.


coisas que nunca contaram pra mim, mas eu nunca duvidei: CRIANÇAS NASCEM COM INSTINTOS SELVAGENS....DE AMOR, PROTEÇAO, FIDELIDADE, CUMPLICIDADE, SINCERIDADE, RAIVA, AGRESSIVIDADE, E PERDÃO. O QUE NOS TORNA ADULTOS SOCIAVEIS É A RAZÃO.

Nenhum comentário: