quarta-feira, 28 de setembro de 2011

o Tempo e a Coragem

16/06/2006

o Tempo e a Coragem




Passamos por fases na vida, que consideramos intermináveis. mas se assim fossem, nao seriam fases, oras! e por que então, não as findamos quando elas nos fazem mal, ou nos prejudicam?
Existem aqueles que não exergam o fim de um ciclo, mesmo com toda dor, mesmo com os sinais, mesmo que mostrem a ela que acabou! para essas pessoas, nao existe o fim. simplesmente elas nao conseguem aceitar: o fim de uma amizade, a troca de emprego, o termino de um relacionamento, a morte de um parente, a falência... entram entao, os profissionais especializados (psicologos, psiquiatras, maes de santo, cabelereiro, dono do buteco) que se encarregam de "injetar" o acontecido em sua cabeça. entre internações, dependência de remédios, alcoolismo, desnutrição, entre outros, e a conformidade há um longo caminho. Certo mesmo, é que para todos os causos, no fim restará uma enorme cicatriz. que poderá voltar a doer em alguns momentos, ou serão exibidas como lembrança de uma superação no futuro.
Muitas dessas pessoas, se orgulham do que conseguiram superar (depois que superaram, ehehe). mas a transformação nelas é notória, é fisica, é comportamental...
A dor de perder alguem que amamos, ou algo que nos traz felicidade, é incomensurável. é indescritível. é insuportável mesmo.
Mas dor maior, é saber que os outros temem sua dor, sua reação, seu sofrimento.
Não podemos víncular nossa felicidade à uma outra pessoa, sempre diz minha terapeuta. a questao nao está em víncular, mas em nao aceitar perder. principalmente quando ainda se sabe que quem quer te deixar, não esta fazendo por não te amar mais, mas por motivos fúteis, superficiais, passageiros, imaginarios...
É uma prisão ter ao seu lado alguem a quem se ama, e sabe que sente o mesmo,mas luta contra voce. que esta decidido a tentar outras coisas, porque no fundo tem certeza que seu amor por ele é tão grande, e então voce sempre estará ali, para caso ele se arrependa, ou termine seus "projetos" de vida paralelos... naquele momento, no entanto, nao cabe voce! e aí?
ele te ama, te deseja, te quer, mas nao no momento. nao como voce quer. nao! ele quer mais, ja que ele ja tem voce!
Daí começa um festival de judiações... é um tal de desprezo, de falta de atenção, de falta de carinho, de falta de dialogo, de falta de diversao, que evoluem pras humilhaçoes, pras ofensas, pra familia, pras traições...
e sua dor? ela esta latejando.mas...bobinha, como voce tem certeza absoluta, que ele te ama...isso é só uma fase. (lembra? das fases?)
basta um afago, um carinho, uma frase de amor, pra voce ter certeza que esta certa, e o resto do mundo que esta observando tudo isso, esta completamente enganado!
Mas existe uma coisa, algo muito valioso, chamado TEMPO. Ahhhh... o tempo.... sim, ele se encarrega de enxugar suas lagrimas quando voce se encontra sozinha. ele é o responsável por penetrar na sua alma cada humilhação, e na sua mente cada ofensa. é ele quem petrifica sua dor em algum lugar. e só ele, ninguem mais (nem nossos especialistas) é quem te farão superar o fim de uma fase, por mais sofrida que seja.
Porém, o tempo tem um irmão caçula, e como todo caçula, bem danado. que tenta sempre retardar o seu trabalho: a coragem! ela se esconde, foge, se mascara, escapule... Danada de coragem! mas quando ela percebe que o trabalho do seu irmão Tempo esta sendo muito árduo e demorado, ela resolve aparecer e dar um forcinha... Então daí, minha nega, não tem fase certa!
É um tal de superação, de esquecimento, de amor próprio, de vontade de ser feliz de novo.
basta que a coragem, ajude ao tempo. deixe que ele faça seu trabalho, lento e galgado.
Por isso, toda fase tem seu fim. e todo fim sempre termina bem. Se não esta tudo bem, é porque ao fim nao chegou ainda.
E tempo... é igual primeiro beijo: cada um tem o seu! Mas ele sempre chega. e da forma mais ironica e imprevisível. Depois de levar muito na cabeça, da pessoa amada ja ter feito tudo pra acabar o namoro, de todas as tentativas pra matar um sentimento, depois de achar que nao vai ter mais jeito: é assim, de uma hora pra outra ela diz: oi, hoje eu to pronta: ACABOU! desculpe por tudo, obrigada pela sua paciência e seja feliz! que eu tambem vou ser...
É o momento então, que talvez a outra pessoa mesmo aguardando há tanto tempo, perceba que aquele alguem à quem tanto mal ele fez, por quem fez tudo pra se afastar, que mais do que tudo ele queria se ver livre, é na verdade a coisa mais importante que tinha. ela era seu alicerce, seu apoio, sua motivação... mas agora, é tarde! o tempo, vai mostrar isso pra ele tambem. talvez, a dor dele, seja maior que a sua. porque ele vai experimentar algo que voce nao passou: alem de toda dor e solidão, ele vai sentir o arrependimento. esse sim, não passa nunca. nao é uma fase. é uma ferida na sua vida. essa ferida, voce pode ficar tranquila, porque toda sua persistencia e dor, te provam que voce nao desistiu nunca e seguiu até o fim pela sua felicidade. mesmo que ela nao tenha quisto estar com voce.
Paciencia. agora é partir pra outros... afinal, depois da tempestade, SEMPRE vem a bonança.

Nenhum comentário: