terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ter ou não ter um filho?

Bem, fiquei em duvida de como iniciar esse post mas acho que vou começar pelo motivo, depois o objetivo e a conclusão (e a UNB+curso de redaçao tomando conta da minha vida).
A maioria sabe da minha paixao e curiosidade por perguntas com muitas definições na área médica. Então, segunda é batata que as 19 h você não me ligue, estarei assistindo "detetives da saude" no discovery homer & healt, que na segunda-feira, que tem a programaçao voltada toda para area de medicina e saude. (introduçao, rs)
Não acredito em coincidencias, acredito no sincronismo de Jung. E semana passada, esse papo de ter filhos, aconteceu tres vezes comigo: uma amiga de 34 anos que disse que tava na duvida se tinha outro filho ou nao, um amigo que tambem disse que nao sabia a hora certa de ter, e um outro outro amigo que diz que NAO QUER TER.
Bom, antes de entrar na defesa do "TER" ou "NAO SEI QUANDO TER", vou comentar uma parte do bate-papo delicioso que tive com a Dra Jacq, minha e nossa, querida psiquiatra (Que São Lucas - santo protetor dos médicos- guarde minha médica com muito cuidado). Por felicidade do sincronismo de Jung, os dois pacientes que vinham depois de mim (sempre sou a primeira pra ter mais tempo,ihihihi) desmarcaram, ou seja: quase duas horas e meia de Dra Jacqueline só pra moir! Conversamos sobre tudo, o céu, a terra, as formiguinhas (nunca mais tinha comentado sobre as formiguinhas) e nesse interim, ela comentando que eu ja tinha me decepcionado muito com as pessoas, e ja tinha passado por muitas coisas dolorosas... dai eu nao sei porque eu falei: - POIS É, DRA, E NEM FILHOS EU POSSO TER MAIS. minha rente... a cara dela, se eu pudesse imitar todas as caras que ela faz... ela iria imitar as minhas e eu ia ficar com a caranapoeira! voltando: - Vivian (ela só me chama de Vivian), voce com endometriose, utero invertido, teve Alexandre, num foi? (ela é pernambucana tambem) FOI, DRA! - Olhe, eu adoro crianças (pensei que ela ia dizer: dos outros), adoro mesmo. Mas só tive uma filha, um pouco mais velha que Alexandre. e te digo: por nada, eu teria outro. Agora, voce me responda: com esse mundo do jeito que tá, voce teria coragem, ou vontade de colocar mais uma criança pra viver nele? é violencia, é muito trabalho que dá, é muito custoso, é um perigo, ta tudo mais dificil: passar numa UNB, passar num concurso, até arrumar um emprego!!! e só vai piorar! me diga Vivian, voce realmente tem vontade de ter um filho nesse mundo que a gente vive? porque eu lhe afirmo: com a medicina do jeito que anda, tanto voce, como uma mulher de 50 anos, podem ter um filho perfeitamente, alem de outras opçoes, fertilizaçao, barriga de aluguel, e foi tagarelando... NAO DRA. EU SÓ COMENTEI UM DEVANEIO! PASSOU. EU TENHO O MEU, E... (ela me corta) - sortudo de quem casar com voce que nao vai precisar passar pela parte mais chata, agora só vem a parte mais confusa, pra ele, nao pra voce e pro padrasto! voces só podem orientar, torcer, rezar, rs... mas é louco quem pensa em ter um filho hoje e pra mais uns 10 anos no minimo. por mais rico que seja, acho que mais perigoso seja tambem.  BOM, EIS A DEFESA DE QUEM ESTA NA DUVIDA DE NÃO TER!
Eu, com toda certeza posso afirmar qualquer coisa sobre ser mãe (solteira) muito nova (16 anos).
Tambem nunca escondi de ninguem meu ultimo aborto em 2007, porque foi traumatizante, eu consegui manter a gestaçao sem saber que estava gravida e depois o bebe (me recuso a chamar feto) infelizmente se foi e eu continuei com o bebe morto durante mais dois meses até o aborto espontaneo.
Isso era esperado. muito nova, aos 20 anos, eu recebi o diagnostico que nao poderia mais ter filhos. conseguiria ate engravidar, mas nao passaria do primeiro ou segundo mes - coisa que ja tinha ocorrido em 2006. tudo que pode ter de errado nos orgaos de reproduçao, eu tinha. desde a endometriose, que era causa da infertilidade, ate utero invertido. simplesmente o medico quando me deu a noticia, AOS 20 ANOS, falou que era um milagre eu ter conseguido engravidar e ter um bebe.
No fim do ano passado, num momento muito propicio, pra nao dizer outra coisa, eu estava arrumando minhas coisas pra ir embora do hospital, pois me dei alta administrativa, porque meu filho estava chegando, e minha tia solta: ai, Fernandinha, ainda bem que voce tem o Alexandre né? porque voce teria uma gravidez de risco pra voce e o bebe! mas com 30 anos, voce ja nem deve pensar em ter outro filho... Eu virei com "aquela cara meiga que só eu sei fazer" e disse: oxi, se eu casar, eu posso fazer um tratamento, engravidar e passar 9 meses numa cama. ou posso e até prefiro, ter um enteado. Mais uma perola: Ah, voce sabe que com a sua idade (30 anos!) ja é complicado engravidar, entao se apresse porque voce só tem ate os 35!
muito puta mas sem argumentos medicos, eu me calei. mas eis que a questao nunca mais saiu do cabeçao e a massa cinzenta me lembra isso todas as vezes que eu vejo uma amiga gravida.
Obejetivo, rs: no programa de ontem, foi feito uma pesquisa com tres mulheres de 23, 34 e 44 anos, ja com filhos para saber a possibilidade real do fato IDADE complicar ou impedir ou pior, ter um bebe com deficiencia. Amigos, amigas, e povo: muitas tiveram filho cedo, mas muito mais estao adiando e ja passaram de ser balzaquianas. o resultado do programa e das pesquisas feitas por especialistas foi a seguinte: A MULHER DOS 18 AOS 35 ESTAO EM CONDIÇOES PERFEITAS E NORMAIS PARA ENGRAVIDAR. PONTO MESMO. passou, 36, 37... cada ano depois dos 35 de fato diminui cerca de 10% da fertilidade da mulher e de gerar um bebe saudavel, até chegar aos 40. Ai a mulher tem 50% de fertilidade TOTAL E NORMAL até os 50 anos!!! (50!!!!!)
justificativa: muitos casais de amigos, tanto os que ja tem, como os que querem ter, mas nao agora, estao adiando esse passo e adiando, e a idade passando... os homens só apos os 40, perdem anualmente os nossos preciosos 10% anuais (que somam 50% se voces estiverem esperando a mega-sena).
E a vida passa muito rapido, principalmente para os jovens casados (jovens uma porra, todos tem no minimo 30) Quando nós (mulheres) dão por si, os 35 tao aí. e se o desejo é ter pelo menos dois filhos, FAÇA MUITO SEXO MINHA AMIGA COM 30 OU MAIS, PORQUE VOCE NAO VE O TEMPO PASSAR DEPOIS DO PRIMEIRO.Aos casais, que pensam em ter um filho, ou mais um, comecem a pensar no nome do bebe. Claro que pro homem é diferente (como sempre). 35 é flor da idade (FDP). mas as esposas, companheiras se LIGUE DOIDA!
nosso relogio biologico desperta aos 24, 25, fica desesperado aos 27, e desiste aos 29!
ESSA FOI A DEFESA PARA QUEM QUER TER

conclusao: se eu, fernandinha beira-lago, estivesse casada e com o minino necessario financeiramente para ter um filho, trocaria de carro!

por fim: eu fiquei realmente preocupada com a quantidade de casais de amigos ou de amigas que ja estao aí nos 32, 33 e pensam nisso como um fator importante para se realizar como mae (ou mae e pai). claro que tambem estou pensando nos chás de bebe e casamentos. mas a reportagem foi enfatica: até os 35, 100% depois dos 40, 50%.(é muita coisa. só nao engravida quem nao faz sexo, tenta)

Agora, seguidor, deste vosso OMILDE blog, fica a pulga e o percevejo atras da orelha: SERÁ QUE VALE MESMO A PENA TER UM FILHO? SERÁ QUE NAO SERIA MELHOR, CONFIARMOS NA MEDICINA E O QUE VOCE FAZ COM 35 PODE FAZER COM 40 (tem muita mulher casando com trinta e la vai uns numeros). Muitos casais se separam, e dai fica com filho espalhado, com a primeira ex-mulher, com a segunda atual... UMA COISA, A GENTE APRENDE NA ADOLESCENCIA, MAS PARECE QUE TEMOS QUE REFORÇAR NAS TERAPIAS: FILHO NAO SEGURA HOMEM, NEM MELHORA O CASAMENTO. muitas vezes, acaba com ele de vez!

JA ME CONTARAM QUE TER FILHO É MUITA RESPONSABILIDADE, MAS TEM GENTE QUE DUVIDA DEMAIS!

Nenhum comentário: