segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Evitar, aceitar ou mitigar

Evitar, aceitar ou mitigar

Bom... na verdade eu procurei uma formiguinha pra conversar, mas nem elas querem mais, elas ja cantam "ENTAO NAO ME CONTE SEUS PROBLEMAAAAS". entao vou monologar com voces: porque amamos? como nos apaixonamos? quando percebemos que vamos quebrar a cara? essa ultima eu respondo: quando sua cara ja ta rachada e só voce não ve. ou vê mas insiste em quebra-la mesmo. quando estamos sós, temos metas, estudamos a finco pra passar naquele baita concurso, e trabalhamos que nem um puxa-saco pra conseguir uma funçao (DAS), e planejamos viagens, aquele sapato magavilhoso, compramos os livros mais vendidos, trollamos no facebook, tiramos sarro da pessoa ao lado, e escutamos aquelas musicas que nos fazem abrir uma cerveja bem gelada e ligar pra galera perguntando: qual é a boa, alem de mim mesma? apaixonadas... nossa, quanta diferença: nossa meta é ser feliz com quem amamos, nao importa onde, como e quando, e nem pensamos em carreira, pensamos na futura casa e aquela receita que vc vai fazer pra tentar agradar o amadinho, lemos NOVA, CLAUDIA, AQUELE LIVRINHO "SABRINA", piramos no facebook (o seu e o dele se tornam um big problema e motivo de brigas e choros e insegurança e nao sabemos lidar com isso, mesmo que ele goste de vc e tente amenizar), temos dó da pessoa ao lado, escutamos Roberto Carlos (nao adianta, eu gosto do Roberto Carlos), tomamos um porre (sozinha, chorando e uma ou duas garrafas de vinho) e nao queremos atender nem falar com ninguem.tudo que era tão florido, se torna escuro, feio e triste.entao, enquanto psicologa eu pergunto: é saudavel se apaixonar? e se entregar (leia-se amar)?Como uma mulher eu gosto e ao mesmo tempo sofro. mas sabe, em Administraçao, existe uma ferramenta chamada "ponto de gatilho", quer dizer que o seu projeto chegou à um risco iminente e voce precisa rapido de um plano de contigencia. Eu acho que ja sei identificar meu ponto de gatilho. e meu plano é: tomar o porre, escutar musicas do Roberto Carlos, escrever aqui enquanto choro, escuto "Detalhes" e com uma taça de vinho ao lado. dura uns tres dias. entao tenho que decidir: evitar, aceitar ou mitigar.
evitar: ja tem um plano, caso algo de errado
aceitar: se foi; deu! aceitar e seja o que Shiva quiser
mitigar: enfrenta o risco e tenta minimizar o impacto
ja aceitei muito... no final, sempre se sobrevive e tentamos outra decisao da proxima vez. mitigar, foi o que fiz quase sempre. canceriana, romantica, iludida (todo mundo ve, menos eu. ele ja deu o fora, mas vai ter que desenhar), entao tentava outra vez (eu e Robertinho (Carlos) "outra vez") consertar o estrago... hoje, eu evito! definitivamente. com a ajuda de algumas garrafas de vinho ou prosseco, musicas do Roberto Carlos com Ana carolina, dar uma de Jack Bower - 24horas- pra cotovelo's pain, e apago o numero do telefone dele, desligo o meu, deleto o email, e escancalho no facebook que DANÇO O CRÉU NA VELOCIDADE 6, como orgulhosamente diz Xande: minha mae sabe dançar o créu na velocidade 6!, ai vem as cagadas de uma mulher que acabou de levar um fora (ja escrevi num post que voce tem que fazer exatamente ao contrario disto:) alem de aceitar todas as cantadas, e provocar os paqueras e tudo aquilo, que, diga-se de passagem ele nem vai dar bola (e nem te ligar, ta? pode ligar o celular que vao chover msgs te chamando pra alguma coisa ou dando em cima de voce, é babado forte, mona!)
But, nao foi facil achar meu ponto de gatilho. alias só aprendemos essa disciplina no ultimo ano da faculdade!nao preciso dizer que neste momento, ja sei que evitaria, mas meu plano de contingencia diria: há 24 horas voce detonou uma garrafa de vinho da sua avó, nao tomou seus remedios, chorou o lago paranoa inteiro, e ja conhece todas as musicas de cotovelo´s pain (essa banda faz muito sucesso entre os romanticos e os que levaram um penalti na bunda) e até chegou a cogitar que ele te ama.(uh coitada)
But again... as formiguinhas hoje de manha cedo jogaram na minha cara: alem disso tudo, ele nao respondeu seu SMS lindo e voce até jura que tocou um mensagem no seu celular: mas era a TIM!, e voce acordou de hora em hora pra ver se ele entrou na internet, msn, tentou até macumba pro seu telefone tocar. Bien, tomar outra garrafa de prosseco pode ter consequencias desastrosas se a paixonite for maior que a razão e auto-estima. Roberto Carlos nao aguenta mais voce, alias, ninguem aguenta mais voce viver no fantastico mundo de bob, onde na verdade o desenho é uma novela das seis! e voce esta triste. se, trocar a garrafa de prosseco pela sua farmacia "tomou-chapou", vai ser pior. mas porra, voce pergunta: what i do? peço ajuda aos universitarios de Bajueri.? vou contar um segredo, mas nao espalhem: existe uma quarta alternativa, quando o risco chegou: transferir! sim. entao nao vou evitar, aceitar ou mitigar. existe uma quarta alternativa pouco usada... transferir! não é uma má ideia... é sim! SENTA LA FERNANDA! eu tenho que ter amor proprio (e voce tambem, coléga!). nao vou ligar! mandei uma msg linda e ele nao respondeu? encaminha a mesma mensagem praquele cara que estava te paquerando até voce "xonar" em alguem do nada! vai... em mensagens: enviadas: encaminhar: editar (cuidado com essa parte pra nao escrever merda e nem trocar os nomes): escolher contato: enviar. PERFECT! nao dou 3 minutos pra seu celular realmente receber uma mensagem que nao é da TIM. escrevi um email lindo e ele nao respondeu... voce ta esperando o que? manda pra sua lista toda de 358 contatos, e vc vai receber pelo menos umas 30 respostas, 80% vao escrever algo muito romantico e te chamar pra "fazer algo"? os 20% vao te consolar...o resto vai perguntar se voce tomou drogas.
paiáça! nao... nada de alcool. nada de remedios. talves umas gotinhas pra ansiedade. desliga a porra do radio. e aproveita desliga o computador. deixa pra amanha, isso que voce estava pensando em fazer depois de escrever, quer dizer, ler isso. voce (e eu) nao é sexo-woman. voce tem uma fila com mais de 30 senhas atras de voce!(pelo menos umas 30 na fila, eu sei que eu tenho, nao sei voce...) ele nao te quer? entao lembra da musiquinha que ficou anos na nossa cabeça: to nem ai, to nem ai ...esteja nem ai tambem, criatura. olha, eu pelo menos me esforço, porque cansei de aceitar, mitigar e até transferir. EVITAR! estude, pega seu TIM e sai ligando pra todo mundo que tem TIM tambem, e nao esqueça de mandar SMS pros outros que a partir do primeiro é de graça pro brasil inteiro! cuide da sua saude: que tal uma corrida? hum... corridinha no parque...cheio de homi bunitu correndo tambem. pense que eles estam correndo atras de vc e mantem o ritmo pra nao ter dor de viado, pense na sua viagem de recesso, ferias, natal ou ano novo, pense naquela proposta de sair pra jantar que "aquele moço" te convidou, pense criatura divina! olha (voce tem todas as coisas, que um dia eu sonhei pra mim, a cabeça cheia de problemas, mas eu nao me importo, gosto mesmo assim - Roberto Carlos, eu nao resisto!) entao, vê: eu nessa condiçao de estar gostando de quem nao gosta de mim, ou nao gosta do mesmo tanto que eu gosto, é meu "ponto de gatilho". ok. to arriscando, mas pode dar errado, eu ja disse que meu plano de contigencia é EVITAR, entao eu sempre tenho um plano B. sabe por que? porque aos 30 anos, eu ja levei tanto pé na bunda, que tem gente que ja chega e pensa que é uma bola! ria nao, mulher! oxi. voces nao tem noçao quantas vezes eu esperei por alguem que nao chegou. ou que construiu um castelinho de areia comigo, foi no mar, encheu o baldinho e gando voltou, acabou com nosso, meu alias, castelhinho com jardim e piscina, e deu as costas sem olhar pra tras a menininha que era dele, chorando sozinha!(calminex que sempre tem um garotinho legal que começa a cavar uma pscininha pra voces brincarem) Entao, eu diria pra mim, sem pestanejar, caso eu sentisse duvida se ele gosta de mim: PENSE que em recife tem muita gente te esperando... PENSE NO CARNAVAL QUE VOCE TINHA DESISTIDO! pense naquelas pessoas que estao no grupo que voce criou especialmente para te apoiar nesse momento dificil. pense no jogo do flamengo. OU NAO PENSE EM NADA. Bial nao falou no filtro solar, mas as formiguinhas sim: beber nao adianta e faz mal pro meu atual estado de saude (e talvez ele tenha ido embora porque nao quis ficar ao seu lado nesta hora que voce - eu alias, mais precisa.) mande mensagem praquele cara que gosta de voce, mas voce estava evitando, evitando... e continue com essa aliança de 10 reais que seu filho te deu (ele me pediu 10 reais na praça de alimentaçao e voltou com ela). lembre-se o que ele disse quando pediu pra voce mesma colocar na mao direita: "se ame. muitas pessoas te amam, mãe. eu te amo mais que qualquer pessoa, e um dia darei pra senhora uma jóia, mamae. por enquanto, use esta. e lembre-se que mulher maravilhosa e lutadora a senhora é." (ok, filho. mamae esta usando).entao PENSE em todos que sentem afeto, preocupaçao, e querem voce bem, fariam de tudo pra que voce nao perca um dia se quer da sua vida chorando. afinal, mais uma grande batalha esta por vir, e junto com ela vem os leoes da unb, e a guerra dos concursos.UEPA... mas eu sei que nao estou sozinha! tem muita gente fazendo zerinho ou um pra ver que vai me levar no hospital e segurar minha mao. fora que a lista de visitas ja ta lotada! PENSE FERNANDA: ele pode nao te querer, mas muita e muitos te querem mais do que voce imagina. entao, apenas relaxe. e continue sendo a mulher ADMIRÁVEL que todos dizem que é.(TO PENSANDO). entao nunca se esqueça de lembrar que a pessoa que mais te machucou na vida, disse as coisas que mais te feriram, e criou um sonho pra depois transforma-lo em pesadelo, esse cretino  mesmo homem, até nessas piores horas, falava: VOCE É A MULHER QUE EU MAIS ADMIRO. VOCE É TAO INTELIGENTE, TAO BEM-HUMORADA, TAO SIMPATICA, TAO CARINHOSA, TÃO DEDICADA, TAO CORAJOSA, LUTA POR VOCE E NAO ESQUECE DE LUTAR PELOS OUTROS. VOCE COM CERTEZA É A MELHOR ESPOSA, A MELHOR MAE E A MELHOR PARCEIRA.mas logo em seguida descia o chicote, laie laie... se esse idiota, ups, alguem, que me chamava de outras coisas indescritiveis para menores quando tinha piti de ciumes, quando me traia, quando ficava bebado e batia na minha casa de madrugada pra me xingar... se no meio disso tudo, ele sempre fazia questao de me lembrar que eu era essa mulher admiravel, é porque ele me conhecia como ninguem... alias, outro homem que me conhecia mais profundamente tambem me disso exatamente isso, mas nao poderia ter dito. ENTAO EU SOU? sim panaca, voce é. e as leitoras tambem são e as formiguinhas tambem são! e ele? PERDEU!! um dia, ate quem sabe no dia seguinte, ou em algumas horas... ele vai perceber a cagada. entao eu, voce e as formiguinhas, vamos colocar uma lingire linda, uma taça de prosseco, aquela roupa de matar, e nao precisa de maquiagem nao... nós somos lindas e bem inteligentes. ELE SENTIRA MUITA FALTA DO SEU JEITINHO, DA SUA CARINHA, DE TE IRRITAR, DE CONTAR BOBAGENS, E DA SUA PERSONALIDADE, PORQUE NINGUEM É SUBSTITUIVEL, OK? (eu sentiria muita falta se as formiguinhas sumissem)

Nenhum comentário: