segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Flor

oi pessoas (e formiguinhas). amanha é aniversário da minha irma do meio. a mais brava, mais estudiosa, menos preguiçosa, mais disposta, mais branca (hihi, só eu sou morena), e a mais bem casada. até porque ela é a unica casada. (ihihih a Clau nao casa tão cedo...). entao parabens manááá´, pelos seus... bom, voces sabem que eu tenho déficit de memória e nao consigo lembrar a idade de ninguem. ninguem mesmo, só meu filho e as vezes eu me atrapalho. Que Papai do Céu te de a vaga no AGU, pq voce merece, e muitho!
eu resolvi que este ano, todo mes eu vou contar uma coisa muito importante, sendo uma triste e outra feliz, desde 07/07/1980! Que dia? uai, vcs que me acompanham mais que foliao atras do trio no carnaval!
no dia que eu estiver disposta, ou simplesmente, lembrar...
vou começar estreando hoje, em janeiro. bom, eu tenho uma péssima memória, e perdi efetivamente uma parte dela. entao, só me vem coisas recentes. mas eu queria me lembrar do mais antigo, progressivamente.
deixa eu pensar...hum... eu era criada na casa da minha avó (até hoje). meus pais trabalhavam no Serpro. a Flor nao tinha nascido. eu estava dormindo na casa dos meus pais na rede, e minha mae estava tentando me tirar a fralda e ir pro meu pinico. e eu lembro, aquela exata noite, que eu acordei de madrugada, sem acordar meus pais, eu tirei a fralda e fui no banheiro fazer xixi. podem rir! mais é uma coisa importante, acho que a mais antiga (eu tinha uns dois anos) e feliz! nunca mais eu dormi de fralda! eeeeeeee! até eu to rindo...
mais tristre, foi quando eu tirei um caroço eu acho, do meu olho. eu me lembro da maca, da sala de cirurgia, e a enfermeira chegando com um "balão" e pedindo pra eu cheirar, mas o cheiro era ruim. só que eu cheirei e só lembro de estar entrando no carro da minha mae, e pedindo, chorando pra ela deixar eu dormir na casa da minha avó, mas ela firme e forte, disse: NÃO. E NÃO PEÇA DE NOVO, OU VAI FICAR MAIS DIAS SEM DORMIR LÁ! bom, eu nao tenho muitas lembranças boas da minha mae na infancia e adolescencia, mas acho que naquele dia, que eu queria tanto dormir de maos dadas com a minha avó,e ela me colocou pra dormir sozinha em casa... ah, quando eu era pequena, eu dormia de maos dadas com minha avó. sempre. são as primeiras lembranças nitidas que eu tenho de importantes. nossa, me deu um brainstorm de lembranças desse primeiros anos de vida. ah, um bonus ja que a Flor nasceu no dia 24/01, ou seja, amanha: eu lembro quando fui visita-la no hospital! lembro certinho. todas nascemos no santa helena. e dai, eu tava com minha avó e pegamos um onibus, eu lembro exatamente como atravessamos a rua e entramos no hospital! foram tres cesareas, e eu achei muito bom passar quase um mes todo na casa dos meus avós! A Flor nasceu no oitavo mes, e ela era pequenininha, cabeluda e feia, auhauhuahuahua. e chorona. ao contrario de mim, a Rosa foi baba da Flor, entao ela sempre dormiu em casa. e por sinal, a Rosa é nossa faxineira, mas a Flor nao gostou do serviço dela e contratou outra! ironico, esse tal de Tempo: apronta desde que eu era pequena né?
Tempo, hoje voce passou tao rapido que eu me senti Carolina: o tempo passou na janela, e só Carolina, nao viu! (e a menina do canada). amanha promete pegar leve? hoje eu até prefiro que voce passe logo, pra chegar amanha. hoje nao foi um dia bom. eu fiquei esperando um beija-flor me ligar, mas ele me entristeceu mais uma vez. Acho que o beija-flor nao gosta de mim. ou não me dá importancia, tanto quanto eu dou a ele. bem. acho que um dia o beija-flor venha me ver, por enquanto, ele anda de flor em Flor...
posso dar um presente pra minha irmã, Flor? Ela aprendeu a tocar essa musica no violão porque sempre que meu pai tocava, chamava ela pra ouvir... a musica da Flor!
ROSA

Tu és divina e graciosa
Estátua majestosa
No amor!
Por Deus esculturada
E formada com ardor...
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olôr
Que na vida é preferida
Pelo beija-flor...
Se Deus
Me fora tão clemente
Aqui neste ambiente
De luz, formada numa tela
Deslumbrante e bela...
Teu coração
Junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado
Sobre a rosa e a cruz
Do arfante peito teu...
Tu és a forma ideal
Estátua magistral
Oh! alma perenal
Do meu primeiro amor
Sublime amor...
Tu és de Deus
A soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração
Sepultas um amor...
O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes
Cheios de sabor
Em vozes tão dolentes
Como um sonho em flor...
És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim
Que tem de belo
Em todo resplendor
Da santa natureza...
Perdão!
Se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Oh! flor!
Meu peito não resiste
Oh! meu Deus
O quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar
Em esperar
Em conduzir-te
Um dia ao pé do altar...
Jurar aos pés do Onipotente
Em preces comoventes
De dor, e receber a unção
Da tua gratidão...
Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te
Até meu padecer
De todo fenecer...

pena que eu nao sou uma rosa, que seja na vida é preferida por um beija-flor... mas...
Ainda bem que minha irma, é a mais linda e amada Flor...

Um comentário:

Flor disse...

Amei, Nanda. BEjão Flor