segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Onipresente

13/05/2008


Bom, vou começar com um trecho bem interessante da matéria da qual tirei parte do que vou debater (revista Gloss-08, ed. Abril):
"Há tres coisas debaixo do céu que sempre serão onipresentes: McDonald's, formiga e Madonna."
Achei muito, mas muito inteligente essa frase. Inteligente e criativa, digamos assim. Não, deixa eu mudar, Criativa e moderna. Acho que o que mais me chamou a atençao, sinceramente, foram as formigas. Ahahahah, eu ando muito risonha. Mas, voces concordam que "formigas" deram um tom comico no contexto?
Tudo bem, vamos analisar a frase novamente, com as formiguinhas onipresentes ali. No Afeganistão tem McDonald's? Eu to fazendo uma pergunta mesmo? eu podia colocar no google, antes de perguntar aqui, mas nao teria graça. A graça é saber de voces. Se voces não sabem, vão perguntar pra alguém, ou ao google. Eu permanecerei na duvida até que alguém me responda. Eu sei que em Cuba já tem McDonald's. Quer dizer...eu acho que tem. Se eu estivesse jogando perfil, e eu sou campeã inter-galactea de perfil, eu usaria essa dica para chutar Cuba.
Mas vamos voltar... Restou-nos, Madonna. Ela sim...eu diria ser uma pessoa onipresente. po, eu sei que ela nunca fez um show no Afeganistão. Nem fara. É mais facil abrir um McDonald's no Afeganistão, do que a Madonna fazer um show lá.

Madonna, fala algo muito interessante na entrevista que ela dá... num primeiro momento ela diz: Que a maioria das pessoas subestima a própria força e não explora as reservas que realmente tem. Ter força e ser capaz de usa-la é um dom. Mas é preciso ser capaz de saber que ela existe, e não abusar dela, usá-la nos lugares certos. As vezes o que definimos como força, não é força. As vezes ser forte é nao fazer nada. E as vezes, fazer demais só para usar a força é uma fraqueza. Admiro as pessoas que tem força emocional e mental e usam isso com sabedoria.
Cara...ela foi muito sabia... tipo, minha guru! Ela mostrou uma vivencia de quem deve ter sofrido horrores...sabe, ter comido o pao que o diabo cuspio e escarrou? Eu, com toda minha ignorancia, tiro meu chapéu. E ela foi alem...
Sou apenas administradora do meu talento. Sei que fui abençoada com muitos dons. E acho que quando você pensa que possui esses dons, eles vão embora.

Bonito isso né? Li numa revista! Quanta Omildade!eu fiquei horas pensando nisso... o que é a humildade... você administra seus talentos, como uma professora que dá aula todos os dias, e consegue fazer com que seus alunos entendam sua matéria. Mas todos nós tivemos pelo menos um professor medonho que passou o ano letivo inteiro, mesmo dando educação moral e cívica, mas nós nunca entendemos e sequer lembramos o nome do dito cujo!
E sobre os dons? é mais ou menos como a metafóra da centopéia... eu adoro essa metáfora. é de Isopo? mais uma pergunta pras placas...mas foi meu psicologo que me contou: a centopéia estava alegremente caminhando, quando uma formiga a chama pra dançar, e a centopéia baila, como uma grande dançarina...então a formiga pergunta: centopéia, como voce consegue andar e até dançar com 100 patinhas? a centopéia no mesmo instante olha pra si, se desequilibra, cai, e nunca mais consegue andar novamente...

Pra eu dirigir, foi assim. Se eu me desse conta de quantas coisas eu tinha que fazer ao mesmo tempo, nao dirigia. Mas se eu parar pra pensar que tenho que controlar tres pedais, marcha, tres retrovisores, volante, e no minimo 4 caros ao meu redor...nao dirijo, só isso.

Acho que a Madonna tem razão em muitas coisas. E aprendeu muitas coisas. E por isso ela tem todas muitas coisas. Mas ela tem com quem dividir tudo isso alem dos dois filhos e uma revistas que milhares de pessoas vao ler? Não. Ela tem 50 anos e nao tem um companheiro. E até as formiguinhas possuem um(a) companheiro(a). Menos eu, a Madonna e a torcida do flamengo (junta a do corinthians tambem). Os homens desejam a Madonna (e algumas mulheres tambem), mas nao gostariam de ser parceiros da Madonna. SERÁ QUE EU SOU A MADONNA? nao... eu to mais pra uma formiguinha que no meio de um formigueiro ainda nao aceitou um formiguinho, porque eu sou exigente demais ou entao os homens é que são! digo, formiguinhos. ah, foda-se. voces entenderam.

Eu selecionei uns 4 posts pra hoje. até porque minha semana vai ser corrida e eu nao tenho mais quem me leve pro cinema ou pra comer. E pra piorar minhas vitaminas pra memoria acabaram hoje!!! Cassetada... as formiguinhas podiam estudar por mim as matérias chatas. Ou eu podia aparecer no Caldeirao do Hulk e ficar famosa (só nao me pessam pra ficar de biquine).

É, ele tinha razao... eu sou uma centopeia: eu faço tudo bem, mas se alguem perguntar como eu consigo fazer, eu me enrolo e puf! Certas pessoas tambem sao centopéias, mas elas nao precisam que eu diga isso. Basta descomplicar, e caminhar, dançar, ser feliz, rir, e ir no cinema-comer-estudar, sem que pra isso eu tenha que prestar atençao nas minhas 100 patinhas.

Ah...to pensativa. na verdade eu queria dar um grito. mas eu tenho que seguir os conselhos da sábia Madonna, e usar meus dons de forma equilibrada, com força mental e emocional. (talvez menos emocional. ser muito emocional, se apegar as pessoas, sentir e nao ser sentida é ruim. vai por mim)








Então, tirando o exemplo da onipresente (menos no afeganistão) Madonna, acho que dá pra gente refletir sobre varias coisas aqui. Dons, sabedoria, sentimentos, humildade, formigas...

P.S. AGORA VOCES ENTENDERAM PORQUE EU FALO SEMPRE DAS FORMIGUINHAS?

Nenhum comentário: