segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Liçoes sobre seu cerebro (parte I)


Bom dia gente. são 06:33 e ainda esta tudo escuro em BSB. eu comecei a ler um livro muito interessante sobre o nosso cerebro. (Tansforme seu cerebro Transforme sua vida Amen Daniel,M.D ed. mercuryo)
O autor é um neurologista psiquiatra, especialisado em DDA (TDAH). Ele explica como, e o que ocorre no cérebro de uma pessoa com DDA, e com outros tipos de traumas/disturbios. Tudo feito por SPECT (vou pegar o meu hoje). vou dar uma resumida no que voce deve saber basicamente sobre cerebro:

SPECT:é uma abreviaçao de tomografia computadorizada de emissao de fóton único, que é um estudo sofisticado de medicina nuclear que "olha" diretamente para o fluxo sanguineo cerebral e indiretamente para a atividade do cerebro (ou metabolismo). em outras palavras, voce recebe uma injeçao de uma substancia que faz seu cerebro brilha enquanto funciona, dai voce deita numa maquina e uma camera fica rodando em torno da sua cabeça durante mais ou menos 15 minutos e dai aquela substancia injetada fazem o o fluxo do cerebro brilhar!

sistema límbico profundo: no centro do cerebro e é o centro de formaçao de laços e controle de homor. Quando esta parte do cerebro esta desequilibrada, as pessoas lutam com problemas de humor e negativismo.

ganglios basais: grandes estruturas dentro do cerebro, bem no fundo e controlam em marcha lenta a velocidade do corpo. ansiedade, panico ,medo e evitar confilitos frequentemente são o resultado dessa parte do cerebro trabalhar demais.

cortex pré-frontal: na parte da frente do cerebro, é seu supervisor. a parte do cerebro que faz voce ficar conceganglios basais: grandes estruturas dentro do cntrado, a fazer planos, a controlar os impulsos e tomar decisoes. quando essa parte do cerebro esta hipoativo, as pessoas tem dificuldades de supervisionar a si mesma e também têm problemas de concentraçao, organizaçao e levar as coisas a diante (meu caso).

cíngulo: é uma parte no cerebro que ocorre a mudança do pensamento e entre comportamentos. quando esta parte esta hiperativa, as pessoas tem problemas e ficam emperradas em certos ciclos viciosos de pensamentos ou comportamentos.

lombos temporais: abaixo das temporas e atras dos olhos. estão ligados a memoria, entedimento da linguagem, reconhecimento facial e controle de temperamento (acho que essa parte do meu cerebro pifou).

bom, se eu for resumir cda parte do livro, vou postar todos os dias durante uma semana, ou duas, tres...
O importante é que graças ao SPECT, voce consegue provar que esta doente, é uma coisa tangivel. nao sao problemas psicologicos, mas de fato, um problema neurologico. ele mostra as imagens reproduzidas nos mais diversos casos de derrames,alzheimer, pseudodemencia, traumatismo, ansiedade, TPM, depressao, concentraçao excessiva, morte, divorcio, bipolar, amor(sim afetado pelo amor. ou voce ainda pensava que ama com o coraçao?), panico, dores de cabeça,esquizofrenia, preocupaçao, uso de drogas e claro, DDA, em que ele foca mais. O proprio Dr descobre que possui uma das alteraçoes (mas nao vou contar qual, nhé... estraga o suspense- bicha má).
Se voces, amados leitores, quiserem saber como o cerebro age numa das circuntancias supracitadas, ou mais um pouco de alguma parte do cerebro, podem postar sua duvida que eu irei ao capitulo especifico e explico pra voces.
Pra mim foi muito importante entender e saber que existe foma cientifica do DDA (TDAH). e que é genético. Assim como os exercicios que ele ensina pra controlar a impulsividade tipica do Boderlaine.
NUNCA ME CONTARAM QUE EU PODIA PROVAR QUE ESTAVA DE TPM, MAS DO DR DANIEL AIMEN, EU NUNCA VOU DUVIDAR!

2 comentários:

karla disse...

fiquei interessada no assunto. Temos que pedir ao neurologista para fazer o exame? o exame revela qual o nosso problema? como é isso?
Não sei qtos dos problemas q vc colocou é o q eu tenho.

Help!!!!!

karla disse...

quero saber mais sobre isso!!
Qualquer um pode fazer o exame? É só pedir ao neurologista?
Não sei qual deles é o meu problema
Quero descobrir para me tratar.