terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VIM, VI E VENCI



Sabem, desde muito pequena eu sempre escutei meu pai, e meus irmãos mais velhos falarem muito sério pra mim: VOCE NÃO É CÃO SEM DONO. NÃO TE ACHARAM JOGADA NO MEIO DA RUA. VOCE TEM FAMILIA. E SE ALGUEM TE DESRESPEITAR, LEMBRE ISSO À PESSOA.
Quando na escola, meu pai sempre exigia que as filhas fossem laureadas todas as unidades. (ser laureada na minha escola, era desde o primario até o 3º ano, ser uma das tres primeiros lugares da sala em nota). Minhas irmãs eram mais inteligentes. quase sempre tiravam primeiro. eu me esforçava muito pra ser laureada. e se eu chegasse com o diploma de terceiro lugar, meu pai olhava, parava, entregava de volta e perguntava: POR QUE VOCE NÃO FOI SEGUNDO LUGAR? eu tentava explicar que as vezes eram decimos de diferença, mas ele saia decepcionado... o minimo pra ele era o segundo lugar. mas quando eramos primeiras, e sempre que chegavamos com um 10 na prova, meu pai lia toda a prova, re-corrigia, e ficava muito feliz.
Quando terminamos o colégio, ja sabiamos o discurso de cor: EU PAGUEI A VIDA TODA UM BOM COLEGIO PARTICULAR PRA VOCES. O MINIMO QUE VOCES DEVEM, É PASSAR NUMA UNIVERSIDADE PUBLICA. VOCES SAO CAPAZES. ME RECUSO A PAGAR FACULDADE PRA QUALQUER FILHO MEU. nunca nenhuma de nós nem jogava dinheiro fora fazendo inscriçao pra faculdade particular. a Flor nao conseguiu entrar direto. a Clau era um ano atras dela. Eu ja brincava de entrar na Federal há 3 anos sem gostar dos cursos. No ano seguinte, a Flor estudou tanto, que ela conseguiu entrar em Direito na Federal e Administraçao na Estadual. A Claudia, eu sempre achei que ia fazer medicina, era apaixonada por numeros, calculos, explicaçoes lógicas... naquele ano a UFPE abriu o curso de Engenharia Bio-médica. com 20 vagas. o primeiro curso do país. Ela entrou... Nesse mesmo ano eu tentei voltar pra serviço-social. Fui uma das 30 primeiras colocadas do vestibular. Minha redaçao recebeu nota máxima. Eu fui convidada pelo diretor do Centro de Humanas, a entrar em qualquer outro curso da area, pela minha nota. seria remanejada. me ofereceu economia, administraçao, contabilidade, direito... eu nao quis. Meu pai passou muito tempo sem falar comigo, dizendo que eu ia ser psicologa de pobre.
Que ironia... Vou mestrar em Psicologia Clinica depois de fazer Administraçao. 10 anos depois. Ele se tornou Doutor em psicologia tambem. E dá aula nas Federais e Estaduais.
Uma familia de academicos. Começamos a estudar cedo, e terminar tarde. ou nao terminar nunca.
A area medica, da saude e hospitalar, sempre foram minha paixao. Tenho mais livros de medicina e saude do que de Administraçao ou Direito. Alias, meu pai achava que dos 6 filhos eu seria a unica advogada. mais uma vez, ironicamente, tirando a engenheira caçula, todos filhos fizeram direito. menos eu. Mas estudei tanto pra concursos, tanto... que sei a lei 8.112/90 de cor, 8.666/93, a CF do preambulo, artigo 4,5 e 6º. pulo pro 31. Direito do Trabalho, direito Tributario, direito Civil, direito Administrativo, claro. Doutrinadores e Juristas são caras legais. pena que fizeram Direito, rs. Brincamos que Administraçao é o curso das pessoas divertidas e interessantes. Bom...é um curso completo.Mas nao é pra mim...
Fui muito feliz quando era voluntaria no HUB, e chefe da pediatria. No fim do meu turno, eu visitava os terminais e aidéticos. nunca sabia se os veria no dia seguinte... Não há dinheiro que pague o amor e a felicidade que eu tinha nessa epoca. Acho que por isso até hoje quando alguem vai pro hospital, eu sou convocada pra ser acompanhante. Como diz minha psiquiatra: voce sabe mais de farmacologia que muito médico! Ser acompanhante oficial dos doentes é um trabalho muito gratificante pra mim.
Mas o destino prega peças... e a gente tem que reagir. nao se abater. Existem sofrimentos que são totalmente discricionarios. rs, isso quer dizer que nao sao obrigatorios, escolhemos eles.
Se apaixonar pela pessoa errada, confiar anos em alguem que jurava ser sua melhor amiga, apegar às coisas materiais, seguir a religiao que nao nos completa, enfim...
Aos 15 anos, eu nao podia chegar em casa depois de 1 hora da manha. E meus pais ficavam me esperando, quando nao iam me buscar na porta (que vergonhaaaaa). Viajar com as amigas, o colégio, a vizinha??? 'Ce besta! Até hoje é assim. Claro que nao nos proibem. Mas nao aprovam tambem, rs. E vai onde, com quem, que horas, volta como? Até meu filho adolescente faz isso comigo. e como se ja nao bastasse anos dando satisfaçao pros pais, agora dou ao filho. E o pior: ele me espera acordado tambem.
Játive namorados de outros Estados. Mas eles tinham que vir a brasilia e se apresentarem pra minha avó. Ainda bem...se fosse passar pelo crivo de papai, num passava um!
Minha avó conhece todos meus amigos e amigas. Se ela nao conhecer, dificilmente tenho passe livre. É só uma questao de segurança, diz ela. Tá certa. Depois que ela conhece, posso até sair sem dia pra voltar. Mas ela sabe com quem estou.
E tudo ia bem na minha vida, até entrar na CEF. foi minha sentença. Talvez uma provaçao. Eu tento sair desse afogamento, mas estou perdendo a batalha pra minha fragil saude. Não... acho que eu nao merecia passar por tantas coisas, doenças, perdas, por 5 meses de trabalho concursado. Mas eu acredito em vidas passadas, karma e Darma, e evoluçao espiritual. E acredito em Deus tambem. Em Santa Clara.
O que seria pra curar, esta me matando... matou meu bebe, antes dele nascer. Mas eu vou lutar. REMÉDIOS. conheço tao bem, mas deixei que pessoas não competentes para administra-los comprometessem minha saude. são tantos Fs do CID 10, que nao tenho coragem de coloca-los. Acho que as pessoas vao se afastar de mim, ou me achar uma doente, ou dar trabalho... sei lá. A primeira profissão que eu sonhei era geneticista. descobri que em SP havia esse curso. fora isso, teria que fazer medicina e especializar em genética. Quando eu pensava (e penso) em genética, nao pensava em Mendell, suas ervilhas,fator dominante, hereditáriedade... eu pensava quantas doenças são genéticas e como eu poderia cura-las. Por mais uma ironia, a primeira coisa que eu aprendi em biologia é: os neuronios nao se regeneram. as celulas do cerebro são as unicas irreversiveis após o dano.
E justamente ai, eu fui ... alias, sei lá, a Fé me colocou em resignaçao. Pseudodemencia. Pra mim é e sempre foi uma doença geriatrica, dos idosos. Declinio das funçoes cognitivas e intelectuais. Isso segnificava um derrame, um acidente cerebral, autismo, doenças psicomotoras. INCAPAZ. essa palavra esta tao cravada no meu peito desde a hora que eu li o relatório da minha medica, que nada passa pela minha cabeça. Em 2005 eu era apenas portadora de anorexia nervosa e Deficit de atençao (DDA). ótimo: magra e genio!
depois de 2007, envolvida no acidente de trabalho na Caixa, um internaçao de tres meses, 51 comprimidos por dia, um aborto e o começo de uma luta pela vida.
F50.0 - ANOREXIA NERVOSA
F90.0 - TDHA OU DDA
F60.3 - TRANSTORNO PERSONALIDADE BODERLINE
F41.0  - TRANSTORNO ANSIOSO FÓBICO
F33.3 - TRANSTORNO DEPRESSIVO DECORRENTE GRAVE
F43.1 - ESTRESS PÓS TRAUMATICO
bom, são 4 doenças que eu nao tinha, e 4 anos de muita luta. muita. Dor, culpa, medo, preconceito... 4!
Mas eu me considero muito, abençoada pelo filho que Deus me deu antes disso tudo, dos amigos que nunca me trataram diferente e zoavam que eu sou inteligente demais, dos homens que sempre enxergavam a mulher maravilhosa que eu sou e nunca uma pessoa com problemas, dos seguidores deste blog que estao lado a lado, da médica que nunca deixou de acreditar em mim.
Sim, eu sou uma mulher de principios familiares, educada, preparada, e forte. eu sou forte. eu nao sou esse tanto de doenças que esta escrito num papel. nem acredito nas sequelas descritas. Eu fui criada pra ser boa, caridosa, humana, justa, correta, ter boa indole, correr atras do meu sucesso profissional, e LUTAR. ser corajosa, ser forte, nao chorar diante de um desafio, e buscar minha felicidade.
Assim eu vou continuar. vou virar o rosto para todos os preconceitos. e praticar o que eu aprendi com meus 30 anos: quero soluçao, e nao problema. problema é a incapacidade de vencer. terei minha familia, sou uma boa esposa, boa mae, boa neta, boa nora, boa filha, boa profissional. e boa amiga. por isso estarei aqui.
NAO ME CONTARAM QUE EU DEVERIA LUTAR PARA SER TUDO QUE MEUS PAIS QUERIAM, MAS EU NUNCA DUVIDEI QUE SERIA DIFICIL.

Nenhum comentário: