sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ética, moral, legal, honesto, digno...


Hoje eu nao vou falar de carnaval. Nem que hoje é dia de algum decente profissional.
Hoje eu vou monologar com o senhor ninguém, se voces me dão licença. Eu tenho tanto pra te falar, que com palavras não sei dizer...
por onde começar? vamos falar do código de ética de medicina? o que essas pessoas que se formam, e depois de adquirir um diploma na mão acham que podem fazer por serem MÉDICOS? que tal se eles não deixassem nunca de estudar, e cada vez mais, como fazem administradores, bachareis em fisica, matematica, biologia, pedagogos, fazerem mestrado, doutorado, cursos, escreverem artigos... ao invés de se venderem à industria farmaceutica, seus laboratórios e seus manipuladores distribuidores de amostras e panfletos.
Logo assim, eu desconfio que pelo mesmo motivo, nutricionistas, fisioterapeutas,psicologos, professores de eduçao fisica, fazem pós graduação, mestrado, doutorado... quem sabe porque, esses profissionais, sim, têm que estar cada dia mais qualificados e especializados para serem valorizados no mercado. Já os médico? são Deuses...
Remédios como tilex ou tramal são prescritos como se fossem dipirona, ass ou paracetamol! E SÃO MORFINA. viciam. mas viciam muito rapido. tao rapido quanto cocaina. Voces conhecem o famoso Vicodin? o analgésico que ficou famoso por ser tomado pelo Dr. House, no seriado. Tanto que ele assumiu o vicio no seriado. Mas voces pensam que é só na ficção que o vicodin realmente causa todo aquele trasntorno vicioso com meu personagem favorito? O ator Matthew Perry, famoso por interpretar o personagem Chandler Bing na série "Friends", chegou a ser internado e assumiu que pensou em dar fim a vida por causa do viio no remedio misturado com alcool.
Quando eu tenho dores extremas por causa da endometriose, tomo tramal junto com soro na veia. Episodios que ocorrem, nao posso dizer qu nem a cada 2 ou 3 meses. tambem, nao posso dizer que ja houve mais de 2 vezes num mesmo mes, ou que fiquei mais de 6 meses sem saber o que era isso. Sim dói. é insulportavel. e os medicos sabem, que nenhum analgésico vai aplacar, e mesmo o tramal vai ser um paliativo para diminuir aquela dor que sera passageira. Mas nunca sai com uma receita dessas do hospital. Ate semana passada.
Ando tendo dores de cabeça intoleraveis ao ser humano. ja as tive uma ves. fui tratada, por um professor doutor, um senhor antigo professor de neurologia da faculdade de medicina de pernambuco. este professor doutor, me tratou com propanalol para prevenir um possivel AVC, e sem condiçoes de fazer o exames na faculdade por falta de maquinas, ai sim, por nao haver leitos para me internar, me mandou pra casa com uma receita de tramal, pois nao suportava ver minha dor. contudo, a conduta correta seria a internaçao, mesmo que tomando a medicaçao, mas em hospital. nao em casa. um professor com mais de 50 anos de medicina. mestre. doutor. como questiona-lo? fez o que as condições , ou melhor falta de condições de tratamento em um hospital público poderia fazer diante da minha dor.
mas, tendo eu, o melhor plano de saude do país. estando num hospital com dezenas de opçoes de internamentos, mesmo para observaçao do paciente....me dão uma receita de morfina e dizem: agora levante e ande. estais curada!
E os psiquiatras? o que fazem conosco? hum... vamos testar esse remedio aqui essa semana. semana que vem a gente ve como vc esta. ah, esse remedio, exige que voce mude mais esses outros 14 que vcs toma. na outra semana...hum...é, vamos tentar substituir agora um desses 14, mas dai substituiremos outros 7. Mas o que eu tenho? 99% será depressão e/ou similares complentares desta palavras. mas tambem esta na moda ser bipolar. de qualquer forma, alem da consulta de de passar na farmacia e deixar no minimo uns 400 reais voce tera que ir a um psicologo. se nao, nada dara certo tá? to logo avisando. é pao sem manteiga. alias cafe sem açucar. ou arroz sem feijão, pronto.
pronta para o psicologo? se tiver muita, muita , muita sorte, tipo igual ganhar na mega sena, voce encontrara o psicologo certo, de primeira. pelo resto da vida vc nao precisa mais se preocupar com isso. parabens. se voce for normal, passara pelo menos por uns tres ou quatro. isso no periodo de uns dois anos pelo menos. entao finalmente, igual concluir uma faculdade, passar num concurso, ou ser pedida em casamento depois de anos de namoro, voce encontra o bendito psicologo(a). acreditem. ter um terapeuta, aquele (to generalizando o masculino, mas pode perfeitamente ser uma terapeuta) é mais complicado do que os seis ou sete psiquiatras que vc vai ter vontade de matar ate achar o(a) pisquiatra que vai te acompanhar ate um dos dois morrerem!
Seu psicologo, é uma coisa assim tipo a morte. analogicamente falando, voce tem que passar pelas 5 fases que acontecem obrigatoriamente com todos quando ele chega: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. reflita. quando de fato voce cmeçou sua terapia, com seu psicologo de verdade se voce nao passou por isso tudo. a negação de precisar de um psicologo, pois tudo que ele dizia voce ja sabia...a raiva de ouvir dele as verdades que voce nao queria saber...a negociação para que voce deixasse ele entrar mais na sua vida, se abrir mais... antão, a depressao. voce desmorona. é a criança. voce esta nas maos daquele ser humano, e isto te deprime mais... ate que voce aceita, que ele pode te ajudar. e que ele só pode fazer isso com a sua ajuda tambem.

agora. agora estou fraca. extremamente fraca. sinto que me falta algo. me relacionar com alguém? sexo? minha libido é controlada por remedios. amor? paz? distancia? ficar longe do meu amor platonico e pousar? nao aguento tanta pressao da fauldade. olho pra todos os livros e provas e relatorios e tenho vontade de meter o carro no primeiro poste com a maxima velocidade que eu conseguir. pra que? pra que passar no senado? que tipo de felicidade me trara? vai curar toda minha fadiga que acabou com minha vida social?
vai trazer meu brilho de volta? minhas risadas? minha vontade de sair de casa?
7 dias pra mim sao 7 dias. 30 dias são 30 dias. 360 são 360. nao existe semana, mes ou ano.
por que? nao sei. gostaria muito que meu antigo ex-ex-ex, namorado arrumasse uma namorada pra eu poder sair sem ter que pensar que alguem vai comentar que eu sai pra ir atras dele, para persegui-lo. todos meus ex depois dele arrumaram namoradas. mas meu piscologo diz que tambem nao me importa muito. pois convivo em paz com todo eles. e esse meu ex, só teve duas namoradas, entaon quando ele namorar eu sei que é pra valer, pra casar, e eu vou poder sair sem ter que pensar que alguem acha que eu estou indo atras dele. pra que? pra que ir atras dele? esse tempo ja passou. o tempo de sermos ex namorados ja passou. hj ele é um homem qualquer que mora na mesma cidade que eu. e que nem os mesmos amigos temos mais porque eu preferi me afastar e viver uma nova vida.
pra que escrever isso tudo? nao mata nem diminui as saudades de palloma, katia, danis, fe, jana, mari, minhas irmas, Ruin, bruninho, duda, re, fabio, lila, fabi...
pra que? agora a pouco eu recebi uma ligaçao da Katie. ela apareceu. num orelhao. esta internada numa clinica em sao paulo, e ligou apenas pra dizer que me ama e onde esta.
meu psicologo disse que sou uma velha.e se for mesmo. que minha velhice acelere minha morte entao. acho que minha missao esta completa. nao ha mais o que eu possa fazer. nao tem mais que eu possa fazer feliz. sou uma bomba. sou uma velha. e como toda velhinha, quero ficar passando meus dias esperando meu dia chegar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa!!! Taí uma visão bem amarga da vida....É bem provável que a sra. tenha suas razões, mas um pouco de cor e otimismo fazem bem ao corpo e alma. Bem sei que o que impera no mundo da medicina é o corporativismo (e como impera) mas cabe a cada uma de nós fazer sua parte, divulgar como foi tratada por determinado médico, temos meios (internet, e outros meios de comunicação) para isso. Somos um povo muito pacífico que aprendeu reclamar sem protestar.
Respeitosamente